segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

VIDAS PIEDOSAS (6)



“Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” Provérbios 28:14
A PIEDADE DEFINIDA: “feliz o homem constante no temor do Senhor...”
               Caro leitor, o homem piedoso é feliz, porque não há miséria nem perturbação ao andar pelos retos caminhos do Senhor. Há felicidade em conhecer a Deus, ser amado por Ele e pertencer para sempre a Ele. A tão grande salvação abarca as maravilhas que enchem o coração da verdadeira alegria. A piedade faz o homem avançar nesse progresso de gozo, regozijo e prazer no conhecimento Daquele que nos amou em Cristo.
               Há felicidade em saber que não está só. Quando o homem anda com Deus é porque Deus anda com Ele. Há uma perfeita harmonia entre a graça e a fé. Da parte de Deus Sua graça, da parte do piedoso a fé. Esta se abriga e ser fortalece graça e tem Deus como sua riqueza e galardão. E quando o fim dessa peregrinação vai chegando essa santa felicidade não murcha, mas vai sendo ampliada até o encontro de glória acontecer. É o andar com Deus que faz a alma habitar numa constante comunhão, assim como Moisés tinha a tenda da congregação como seu lugar para uma conversação a sós com seu Amigo. O andar com Deus é o único exercício que arranca o temor e que enaltece a coragem no homem, a fim de tomar decisões que abalam as estruturas mundanas.
               Enquanto vive no pecado o homem está só. O homem que vive sem Deus no mundo sempre está buscando sentir o aroma dos bens desta vida; sua atmosfera é terrena e vive daquilo que é daqui. Mas, quão triste é quando descobre que está completamente só e desamparado. A subida da felicidade mundana antecede sempre a desgraça da solidão. A luz que brilha hoje será apagada amanhã. O mundano nunca acha que está só, porque está cercado da proteção de seus ídolos. Mas quando chega o dia mau, eis que todos os seus ídolos vão embora, deixando-o desamparado e gritando: “Ai de mim!”, assim como Mica ficou no desespero que viu que seus caros ídolos foram levados (Juízes 18:24).
               Meu caro leitor, você conhece a verdadeira piedade no viver? A piedade vem da segurança da salvação, sempre brota da cruz. O homem convertido ao Senhor Jesus é o homem que foi santificado. O caminho do convertido é um caminho santo, então só pode andar nesse caminho aqueles que foram justificados. Não há como produzir vidas piedosas fora da redenção. Qualquer piedade fora da conquista do Filho de Deus é algo oco e sem qualquer sinal de vida; é tudo fachada, assim como viviam os fariseus, como sepulcros caiados.
               Mas voltamos à pregação do evangelho, porque o evangelho produz homens e mulheres piedosos. O mundo respira quando os piedosos estão andando aqui. Os verdadeiros crentes marcam a presença do reino de Deus na terra, porque eles são justos, por isso foram ordenados a habitar a terra. Pregamos o evangelho, porque quando acontece o novo nascimento, então tudo muda aqui. Os piedosos são os únicos capazes de erguer suas famílias nas coisas de Deus e ensinar seus filhos no temor do Senhor. São os piedosos que trazem segurança à família e à sociedade. São esses homens que realmente vencem o mundo e faz a iniquidade recuar.
         Ó que o Senhor em Sua compaixão venha em nossos dias transformar corações de homens e mulheres! Em nossas orações gritamos por socorro (Salmo 12:1), pois grande é a carência de piedosos em nossos dias! Quando vejo as conversões produzidas pelo falso evangelho, como me entristece! Falsos crentes resultam em maior desgraça. Mas quando almas se converte de todo coração à verdade revelada, então podemos esperar com alegria maravilhas em nosso meio. Quão misericordioso é o Senhor! Ele ouve nossas súplicas e ainda quer nos visitar com maravilhosas obras da nova criação (2 Coríntios 5:17)

Nenhum comentário: