terça-feira, 23 de dezembro de 2014

AS BATALHAS DE CRISTO NO MEIO DOS SEUS INIMIGOS (10)



O Senhor enviará de Sião o cetro do Seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos” (Salmo 110:1)
         I.       CRISTO, AUTORIDADE SUPREMA:   “O Senhor enviará de Sião...”
         Caro leitor, já pude dar uma visão geral deste pequeno, mas grandioso Salmo, quando vimos quem são os inimigos do Senhor. Em continuidade creio que devemos conhecer a divisão geral desse Salmo. Não devemos deixar de lado o tema central que é DEUS E SEUS INIMIGOS. Percebamos que Cristo é a Pessoa da trindade que realiza esse trabalho como enviado de Deus. É Ele o “cetro” de Deus para atuar no meio dos seus inimigos. Mas percebamos que, no tocante aos seus inimigos o Senhor aparece com dois trabalhos a ser realizados neste mundo:
1.           SUA CONQUISTA NO MEIO DOS SEUS INIMIGOS. Versos 2 a 5
2.           SUA OBRA DE DESTRUIR OS SEUS INIMIGOS: Versos 6 7
         O que podemos entender é que Deus enviaria o “cetro do Seu poder” para uma obra de misericórdia entre os seus inimigos. Para tal serviço Ele é colocado como Sacerdote Eterno, e depois disso Ele viria para seu serviço de liquidar Seus adversários. O primeiro Ele está efetuando agora, mas o segundo Ele o fará na Sua segunda vinda. É lógica que desde já inimigos individualmente estão sendo colocados debaixo dos Seus pés; nenhum deles pode prevalecer contra o Filho de Deus e dia após dia a morte vem para por um ponto final na vã existência terrena de homens e mulheres que se atrevem a desafiar o reino de Deus e Sua glória.
         Agora é nosso trabalho conhecer de perto o que o Espírito de Deus quer nos mostrar no verso 2: “O Senhor enviará de Sião o cetro do Seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos”. A primeira lição que sobressai é que o verso toma um caráter profético: “O Senhor enviará...”. Vemos nisso as maravilhas da Palavra de Deus, porque temos no Velho Testamento a promessa da vinda do Senhor Jesus, a fim de trazer salvação ao mundo e essa Sua vinda seria para conquistar pecadores no mundo inteiro. A Sua humilhação aqui parecia um “banquete triunfante” para o diabo, mas Sua exaltação para estar assentado ao lado do Pai mostra o quanto a derrota de todos os inimigos foi publicada e assim mostrada definitivamente o quanto os inimigos o reino deste mundo está aterrorizado.
         Eis o que aparece, a impressionante ordem celestial, da boca do Pai: “...domina entre os teus inimigos”. Veja amigo leitor que Deus o Pai ordena ao Filho para que Ele sobreponha toda inimizade; que Ele esteja acima de tudo o que neste mundo parece ser vitória do diabo e dos homens perversos. A supremacia do Senhor Jesus é exposta e Sua exaltação ao lado do Pai revela que nada, absolutamente nada poderá estorvar Sua glória e Sua exaltada posição, a fim de trazer à lume a Justiça eterna no mundo e no universo.
         Então creio que devemos aprender um pouco mais sobre essa autoridade que nosso Senhor, em Sua humilhação mostrou aos homens. Sua humildade, dependência inteira de Deus e sua caminhada rumo à cruz, nada disso obstruiu Sua autoridade. Sua pureza, justiça, santidade, bondade, etc. mostraram o quanto o Senhor foi absolutamente triunfante. Jamais foi Ele intimidado em Sua jornada; jamais foi levado pelas ofertas mundanas; jamais foi induzido pelas circunstâncias terrenas; jamais Se inclinou nem para a direita, nem para a esquerda na firme decisão de obedecer ao Pai para ser sacrificado na cruz.
         Não só isso, nosso Senhor em Seus ensinos e obras revelou que autoridade tinha. Ele falava com poder; Sua presença desnorteava os inimigos entre os homens e demônios; em tudo o que falava mantinha fiel conexão com as Escrituras do Velho Testamento. Também expunha Sua autoridade não somente como um Homem puro e Santo, como também deixava ciente de que era Ele o próprio Jeová encarnado. Suas Palavras revelavam que Ele vinha do céu ao mundo; que veio em obediência ao Pai e o Pai afirmava tudo isso.
         Então caro leitor, mesmo antes da Sua suprema exaltação para estar ao lado do Pai, nosso Senhor mostrou o quanto aqui estava acima de todos os Seus inimigos.

Nenhum comentário: