segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O PREÇO ATERRORIZANTE DO PECADO (32)



Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.

A TRANSBORDANTE GRAÇA (final)

         Prezado leitor, todo ensino das Escrituras veio a nós a fim de que conheçamos o Deus de toda graça. Toda Palavra de Deus nos leva a essa verdade que Deus amou perdidos pecadores e enviou Seu filho ao mundo para salvá-los.

         Vamos à parte final dessa preciosa passagem em Jeremias 29:12-14. Presenciamos o        ambiente certo onde a graça de Deus opera a salvação e também vimos a presença graciosa do Senhor atraindo corações arrependidos para Si. Nossa terceira lição mostra também o coração certo: “...se me buscares de todo coração” (verso 13). Como a verdade do evangelho chega tão clara aos nossos olhos! O fato é que vemos um evangelho banalizado, uma “graça barata” tem sido colocada à disposição de todos em nossos dias. Indubitavelmente satanás aproveita de uma ocasião como esta, porque claramente vemos os falsos mestres dizendo às multidões: “paz, paz!” Quando realmente não há paz (Jeremias 23:17).

         Prezado leitor, estejamos certos de que quando a graça eficaz chama pecadores, certamente virão homens e mulheres que crerão de todo coração. Corações empedernidos, endurecidos, arrogantes, presunçosos ficam de fora. A Palavra de Deus usa vários termos para definir corações certos. Veja as expressões que revelam corações atraídos pela graça: “...se com tua boca confessares...” (Romanos 10:9); “...todo aquele que invocar...” (Romanos 10:13); “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração...” (Atos 2:37). Não há lugar no reino de Deus para aquele que ama o pecado e quer continuar vivendo no pecado. Cristo chama Suas ovelhas e elas ouvem o Seu chamado; Ele conhece essas ovelhas e elas seguem esse Pastor amado (João 10:28).

                   Outra lição que se deriva dessa verdade é que a graça abre os olhos de pecadores outrora cegos, e eles passam a ver quão preciosa é essa salvação conquistada na cruz pelo Filho de Deus; ela é irresistível ao coração certo. Nunca, jamais a graça falhou, nem irá falhar em sua chamada. É impossível! As maravilhas do Filho de Deus são vistas pela alma cercada dos raios da misericórdia do Alto. A alma atraída pela graça nunca fugirá do Filho de Deus, ela será como a noiva que vai ao encontro do noivo amado, mobilizada pelo amor dele. O coração endurecido continuamente foge do Rei da Glória e vive ocultando-se nas trevas. Cristo é pedra de tropeço para quem quer continuar em sua rebelião (1 Pedro 2:7).

         Caro leitor, a verdade é que a graça opera no homem inteiro, é de todo coração e não há lugar para meia conversão. Cristo não quer coração dividido, como se fosse um pão meio assado e meio cru. A graça opera onde o arrependimento é sincero, real, onde toda treva é dissipada e todo esconderijo é revelado. Quando a graça chama um pecador à salvação, todo amor à idolatria é desfeito, toda imoralidade oculta é descoberta para ser odiada, toda paixão carnal é crucificada e toda amizade ao príncipe deste mundo é transformada em ódio. Enfim, a graça opera onde acaba todo recurso do homem. Sua força se esvai, sua confiança em si mesmo é atirada no lixo, a fim de que agora seja erguido o novo homem, criado segundo Deus em justiça e santidade (Efésios 4:24).

         Será que tal verdade chegou com clareza ao seu coração? O amigo leitor pode perceber que é esse o evangelho verdadeiro? Que não há mistura, nem intenção maligna em tudo aquilo que pude proferir? Que há plena diferença entre o Deus da revelação bíblica para esse outro que é tão divulgado pelos falsos mestres? Toda minha intenção é que você, caro leitor corra imediatamente para os pés do Salvador bendito, a fim de apoderar urgentemente dessa tão grande salvação.




Nenhum comentário: