sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O HORROR DO PECADO (6)




“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim” (SALMO 51:1-3)
O HORROR DO PECADO MEDIDO NAS PALAVRAS:
         Caro leitor, somente a luz da graça nos corações dos homens pode revelar o horror do pecado. Enquanto o Senhor não chega em socorro das almas, elas prosseguirão cegas, não podendo ver que estão cercadas de misérias aqui e de consequências aterrorizantes na eternidade. Davi teve sua visão aberta e à luz da glória do seu Deus pode ver como seus atos eram repulsivos, repugnantes e indignos. Por essa razão seu desespero foi total, fazendo correr e achar a porta da graça aberta, a fim de buscar socorro no lugar certo, onde o pecador encontra de Deus Seu olhar gracioso e compassivo. Caro leitor, Deus permitiu que um santo Dele tombasse na lama, a fim de nos mostrar o quanto o pecado é desgraça aos olhos de Deus e é motivo de miséria para a alma. Ora, a santidade Deus tudo revelou, nada deixou encoberto. Deus não poupou Davi, pois nas palavras de Natã, o rei merecia a morte, como qualquer outro. Não fosse a graça de Deus Davi ficaria entregue a um coração embrutecido, altivo e viveria como um fugitivo até o final de sua existência. Não fosse a intervenção misericordiosa do Senhor Davi dominaria o reino com mãos perversas, seria maligno como um Acabe e depravado como uma Jezabel.
         Quando os homens são entregues a si mesmos, eles vão ficando cada vez mais piores, porque o pecado gera mais pecados, a perversidade atrai outros atos perversos e até sua religião será usada para “abençoar” suas maldades. Paulo afirma que nós, os crentes, quando vivíamos escravizados no reino do pecado, consagramos os membros de nossos corpos para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade (Romanos 6:19). Os lixos que são jogados fora normalmente são reciclados e são novamente usados. Mas no tocante ao pecado não há como melhorar, reciclar, pois o pecado leva os homens de mal a pior. Quanto a Davi, quando percebeu seus pecados à luz da santidade de Deus, eis que logo compreendeu que:
         1. Havia sujado sua mente. E a imundície do pecado não abandona mais a mente do homem; aquilo não sai mais dali e dali controla todo seu viver. Mesmo que os homens vivam ocupados com seus serviços, estudos e outras atividades, logo seus pecados vêm à memória com melhores sabores. Muitos homens casados pensam que escapam das suas atividades malignas do tempo de solteiro. Quanto engano! Suas maldades praticadas surgem na mente com mais fantasias e com poder para levá-los à prática piores. Não fosse a graça de Deus, eis que Davi jamais ficaria satisfeito com Bate-Seba, pois iria querer mais e assim se afundaria na impureza.
         Caro leitor, o domínio do pecado na mente faz o homem ainda mais vil, incapaz de se dominar, de ser um exemplo de marido e de pai. O pecado não abandona a mente, pelo contrário, sua força é descomunal em puxar qualquer homem, não importa se é forte, rico, pobre, velho, novo, sábio ou ignorante. Os homens não passam de meras lesmas sob o poder do pecado. Também não há qualquer poder terreno que possa arrancá-lo desse sistema vil que ocupa sua maneira de pensar, criando nele fantasias, elevando-o ainda mais no orgulho.
         Só Cristo pode libertar o pecador e pela Sua Palavra pode limpar o coração, purificando a mente de todas essas maldades. Onde Cristo entra, a maldade sai, pois não podem habitar juntos. Por isso amigo, corra agora para Cristo pela fé, reconhecendo sua miséria e escravidão, a fim de achar no sangue Dele o único meio para o perdão e purificação de seus pecados. Foi com essa determinação que Davi correu para o lugar certo, a fim de buscar socorro em seu Senhor tão bondoso e compassivo.

Nenhum comentário: