sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

APRESSADOS PARA O ARREPENDIMENTO (3)



Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”Apocalipse 3:19)
         Caro leitor, ainda na parte introdutória quero dar ênfase àquilo que nosso Senhor – O Amém - está mostrando à igreja de Laodicéia. Precisamos lembrar que Laodicéia é a igreja apóstata, constituída de falsos crentes, de ímpios que ousam ostentar-se como salvos, como pessoas que pertencem a Deus, mas que não passam de ovelhas que não pertencem ao aprisco do Senhor.
         Mas em Sua visitação, o Senhor não passa por eles em tom de punição, mas sim de compaixão. E é com esse coração carregado de misericórdias que o Senhor chega aos laodicenses e os chama ao arrependimento: “...sê, pois, zeloso e arrepende-te”.  Ele veio ao mundo para salvar; é Ele o Cordeiro que realmente liberta perdidos; é Ele, unicamente Ele o mediador perfeito e suficiente para conduzir pecadores a Deus, o Pai.
         Caro leitor, o evangelho não saúda falsos crentes, mas os convida ao arrependimento. O evangelho não tem como meta colocar todos os homens numa só casa e declarar que todos pertencem a Deus e que enfim todos chegarão ao céu. Longe desse pensamente ecumênico, o evangelho mostra um Deus que sonda o coração. O Senhor ao visitar Sua igreja ele mesmo afirma: “...Eu sou aquele que sonda mentes e corações...”(Apocalipse 2:23). O Rei da glória em nada pode ser comparado ao medíocre Jesus da nova era. O Rei da glória é visto em Apocalipse como Aquele cujos olhos são como chama de fogo (1:14), pois nada pode passar despercebido por Ele; não há quem possa intrometer-se dissimuladamente no seio da Sua igreja; não há quem possa manipulá-Lo nem ludibriá-Lo. O Senhor conhece as Suas ovelhas; o Senhor conheceu Suas ovelhas de antemão e elas todas estão plenamente seguras nas portentosas mãos do Filho e do Pai (João 10:28).
         Para encerrar essa parte introdutória, digo mais que ao passar pelos laodicenses o Senhor mostra que Seu ministério agora é de chamar e de salvar perdidos: “Eis que estou à porta e bato...” (Apocalipse 3:22). Que verdade incrível! Nessa atmosfera graciosa os pecadores não devem se orgulhar, não devem aproveitar o “ar refrescante” da graça, a fim de usar seus disfarces religiosos e curtir suas maldades. As multidões devem aproveitar esse transitar evangelístico do Senhor e Salvador que está à busca de perdidos. Homens e mulheres devem cuidar de não ficar aproveitando da longanimidade do Senhor.
         Digo mais, que não é o momento para perguntas teológicas sobre eleição e predestinação. O evangelho agora proclama que homens e mulheres estão debaixo da Ira de Deus e que somente o Sangue remidor pode livrá-los para sempre da morte eterna! O evangelho chama perdidos ao arrependimento e apresenta a cruz, onde o Cordeiro puro e sem mácula foi imolado para resgatar pecadores! Deus revela Seus segredos eternos aos humilhados; os mistérios do evangelho só atingem os corações arrependidos e convertidos.
         Enfim, o que nosso Senhor está querendo dizer quando exorta aos falsos crentes: “Sê, pois zeloso e arrepende-te”? Creio que preciso mostrar o quanto tal verdade deve ser conhecida, especialmente porque a pessoa mais enganada a cair na fornalha eterna é aquela  espiritualmente enganada, especialmente porque está sentindo uma paz impressionante, paz que não vem de Deus, mas sim do mundo. Ai daqueles que estão sendo iludidos pelo anjo que se disfarça de anjo de luz! Ai daqueles que estão curtindo a perigosíssima paz que não vem da cruz! Ai daqueles que estão dormindo o gostoso sono deste mundo! Ai daqueles que estão cegos e surdos, por isso não podem ver quaisquer sinais de perigos ao derredor, nem podem ouvir a voz do Salvador!
         Mas, a mensagem prossegue e a nuvem da presença salvadora está presente! Curve agora, caro leitor em santa humildade! Clame pelo Salvador, invoque Seu Nome para que você seja salvo e escape do fogo eterno!

Nenhum comentário: