sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

AS BATALHAS DE CRISTO NO MEIO DOS SEUS INIMIGOS (13 de 29)



O Senhor enviará de Sião o cetro do Seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos” (Salmo 110:1)
         CRISTO E SUA GRANDE CONQUISTA:      “...domina entre teus inimigos”
         Caro leitor, não esqueçamos que Cristo é Senhor. Ele foi exaltado pelo Pai e posto como glorioso Senhor sobre tudo e sobre todos. Ele é o grande déspota conforme a linguagem de Pedro em 2 Pedro 2:1, onde o termo “déspota” aparece traduzida como “Soberano”. Então, tudo está acontecendo sob Seu senhorio; todos os inimigos estão sendo usados no poder do domínio de Cristo nos céus e na terra. Caro leitor, o domínio do senhorio de Cristo manifesta-se de 5 maneiras:
         1.      Ele desarma os inimigos de tudo aquilo que para estes significa poder. O que para satanás e seu exército parece ser conquista e triunfo, na realidade é transformado em derrota. Esses inimigos trabalham sob o engano do pecado e nesse engano prosseguirão até o fim, para serem lançados no lago de fogo. Suas armas assustadoras de engano, mentiras e práticas perversas estão sendo usadas contra eles mesmos, porque tudo redunda em glórias para Cristo e em bem eternal para os eleitos (Romanos 8:28).
         Nunca, jamais satanás será triunfante naquilo que está fazendo. Ele, o mundo, a morte e o inferno trabalham imperceptivelmente para que avancem os propósitos eternos da graça sejam alcançados. Os inimigos humanos e angelicais na realidade foram comprados pelo grande Déspota – o Senhor Jesus, a fim de que realizem Seus soberanos e eternos atos. Entendemos isso na crueldade da crucificação do Filho de Deus.
         Aquela multidão unida de judeus e gentios, associada aos poderes das trevas ergueu o Justo Senhor e O fincaram na cruz, na tentativa vã de aniquilar Sua existência de uma vez por todas. Jerusalém sentiu-se aliviada, achando que agora usufruiria verdadeira paz, sem a presença daquele que consideraram ser um impostor e promovedor de problemas. Até que de repente eis um grupo de homens e mulheres erguidos pelo poder do Espírito para anunciar a todos que Aquele que morreu estava vivo. O que foi que Pedro falou para a multidão perplexa? “Sendo este (Jesus) entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós O matastes, crucificando-O por mãos de iníquos” (Atos 2:23).
         2.      Utilizando os próprios inimigos nos planos eternos. Veja amigo que é aqui que a hoste de inumeráveis inimigos do Senhor são pegos em suas próprias armadilhas. Eles não sabem que foram adquiridos como propriedades do Senhor, a fim de que cumpram os santos e eternos objetivos de Deus. Tomemos Judas como exemplo. Judas foi chamado para que se cumprissem as Escrituras. Ele foi chamado não para a salvação, mas para que do meio dos verdadeiros apóstolos fosse levantado um filho da perdição, a fim de trair o Filho de Deus.
         É para ensinar-nos que não obstante a bondade do Senhor e Seus grandes feitos no meio dos homens, eis que estes estão predispostos a agir com ultraje e profunda crueldade contra toda manifestação misericordiosa da parte de Deus. Então, a traição de Judas simplesmente pintou em lindas cores o exercício da graça salvadora de Deus no meio dos homens. Aos nossos olhos tudo o que está acontecendo, bem como tudo o que já aconteceu na história parece ser derrota de Deus e plena vitória do mal. Veja na vida de Jacó, porque quando tudo parecia luto e tristeza, Deus simplesmente estava usando o jovem José em Seus planos eternos. O Senhor já tinha comprado Potifar, já tinha preparado a vil esposa deste homem, já havia arrumado um lugar no cárcere do Egito e já havia planejado o sonho de Faraó. Tudo isso para Seu reino avançasse e Sua glória fosse conhecida no mundo.
         Caro leitor, lembremos bem que “reina o Senhor!”. Não são os homens que reinam! Não é o diabo, nem qualquer outro inimigo neste mundo visível e invisível. Eles são apenas instrumentos passageiros, porque depois de realizarem os santos e eternos projetos de Deus, eis que são postos debaixo dos pés do Senhor. Quem é que pode contra o Senhor da glória? Operando Ele, quem pode estorvar Seus santos intentos?

Nenhum comentário: