quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O PODER ATERRORIZANTE DO PECADO (34)



“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.

OS RESULTADOS ETERNOS DA GRAÇA (continuação):

         Prezado leitor, os que confessam serem crentes precisam saber onde são achados em Adão – completamente mortos, a fim de quem agora saibam com gratidão a posição que tem em Cristo! O povo santo de Deus deve ser marcado por profunda humildade e dependência da graça para viver.

         Na meditação anterior vimos a grandeza da obra da graça no fato que é Deus quem chama os pecadores da morte para a vida, e exemplificamos esse fato na exuberante passagem profética de Ezequiel 37. Quanto anseio que tal verdade seja conhecida no coração dos leitores! O que é o homem espiritualmente morto? Seus pensamentos, emoção e volição estão completamente entregues ao domínio do pecado, portanto, não depende de quem quer, nem de quem corre, mas de Deus usar de misericórdia (Romanos 9:16).

         O assunto é mui extenso nas Escrituras, mas os meus argumentos serão completados ao expor a conhecida passagem de João 11, acerca da ressurreição de Lázaro. Dificilmente consideramos esse acontecimento à luz de todo evangelho de João, porque tomamos o milagre da ressurreição como um acontecimento fortuito, parte dos milagres rotineiros do Senhor. Porém, quão enganados estamos! O milagre de Betânia é uma ilustração física daquilo que nosso Deus faz ao chamar os pecadores da morte para a vida (João 5:24). Em todo evangelho de João, Cristo se apresenta ao mundo como aquele que veio para dar vida. Ora, se veio para dar vida é porque os homens estão mortos! Obviamente não dá vida a quem já tem vida.

         Lázaro estava sepultado fazia quatro dias, seu corpo jazia no sepulcro em completo estado de putrefação, por isso a pedra estava lá tapando o lugar, impedindo assim que o mau cheiro fosse exalado. Não é assim a condição do homem no pecado? Seu estado é de podridão no pecado. Mas estava presente ali o Senhor Jesus, Autor da vida, a fim de mostrar Sua glória perante os olhos da multidão incrédula. A pedra fora tirada e o Senhor se postou a certa distância do sepulcro e ordenou: “Lázaro, sai para fora!”. Com essa ordem partindo daquele que é a própria Palavra de Deus, o morto é ressuscitado imediatamente e sai do sepulcro em direção ao Senhor da glória.

         Prezado leitor, claramente vemos que o poder de chamar pecadores da morte para vida está na Palavra. É exatamente assim que nosso Senhor opera pelo evangelho chamando pecadores ao arrependimento. É Ele quem chama: “...vim chamar...pecadores ao arrependimento” (Mateus 9:13). Notemos o que Pedro diz em sua primeira carta: “Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou...” (5:10). Em Hebreus o escritor fala a mesma coisa: “...santos irmãos, que participais da vocação celestial...” (3:1). Não foi exatamente assim que ocorreu com o itinerante ministério dos apóstolos? Eles pregavam crendo na completa suficiência da Palavra; eles conheciam o poder descomunal do evangelho, e quando pregavam os resultados eram vistos, como ocorreu na cidade de Tessalônica (1 Tessalonicenses 1:5). 

         Querido leitor, qual deve ser a reação dos verdadeiros e genuínos crentes ante a verdade do evangelho? Não é uma atitude de humilhação, quebrantamento e gratidão? O evangelho moderno encobre a ruína humana; seus resultados são trágicos e revelam orgulho. O evangelho moderno busca encher as igrejas porque ambicionam lucros e não o bem eterno das almas. O evangelho verdadeiro, entretanto desmancha toda atividade carnal, traz alegria aos corações santificados e conduz os genuínos crentes pelo caminho da liberdade da glória dos filhos de Deus. O resultado maravilhoso do evangelho é que a fé conquistada por Cristo na cruz faz com que, os que são chamados andem no caminho da simplicidade e da obediência à Palavra da verdade.


Nenhum comentário: