quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (13)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
         SENTIMENTOS CORRETOS: “Afligi-vos, lamentai e chorai...”
         Caro leitor, tenho me esforçado para mostrar que há sentimentos verdadeiros, partindo de coração sincero. Claro que nem todos os convertidos são pessoas sensíveis às emoções, mas o fato é que não há coração, por mais duro que seja que não é derretido quando se aproxima do Salvador. Mas a verdade é que essas emoções são do coração, são desconhecidas da psicologia mundana; estão completamente distantes da compreensão da mente natural (1 Coríntios 2:14).
         Mas preciso deixar isso mais esclarecido aos meus leitores. A          “locomotiva” de uma genuína conversão é a obediência à verdade revelada. O que acontece com muitas conversões falsas é que elas não são produzidas pela verdade da Palavra. Um ouvido surdo às verdades bíblicas jamais será um convertido de coração. Caro leitor, voltar-se para Deus envolve todo nosso ser. Conversão é Deus atraindo pecadores para Si, por meio da mensagem do evangelho. Então, não é brincadeira, não é um passatempo religioso. A alma convertida fica sabendo da desgraça que lhe espera após a morte, que o Deus que não pode mentir não terá compaixão naquele grande dia.
         Ó, eu sei o quanto precisamos ver almas humilhadas em nossos dias! Quantos “convertidos” carregando falsa certeza no coração! Por essa razão, quando são descobertos começam a discutir e assegurar sua segurança, firmando-a na fé que teve um dia. O fato é que o verdadeiro convertido nunca há de gabar-se de sua certeza, pois quando vem a incerteza ele sabe bem que é o que é devido a misericórdia de Deus por sua pobre alma. Caro leitor, qual é o maior perigo que envolve os evangélicos em nossos dias? Não é o orgulho? Lembremos bem que diante de Deus deve haver humilhação, temor, porque o Senhor repete sempre que o orgulhoso será mantido distante Dele. O orgulho faz a alma ficar pesada, preguiçosa e carregada de desculpas, mas a humilhação é o veículo que conduz o pecador até à presença do Salvador bendito.
            Do Salvador bendito, sempre desejo ser
                    Livre do mundo iníquo, quero também viver.
         Lembre-se caro leitor, que quando o homem se torna inimigo, resistindo a Deus, certamente será tratado como um inimigo. Deus não conversa com soberbos, porquanto a soberba no íntimo é declaração de guerra contra Deus; é o pecado no íntimo querendo ser igual a Deus; é o espírito de Lúcifer no coração. Caro leitor, veja o que Deus fez com a cidade de Nínive quando irrompeu a compaixão de Deus por aquele povo (Jonas 3). Veja o que realmente significa humilhação perante o Senhor. Eu sei que o espírito da nova era é revelado pela arrogância nos corações, pela disposição de fazer o que os homens e mulheres querem fazer. Na conversão tudo é colocado em seu devido lugar mediante o poder da graça de Deus.
         Caro leitor, faltam as marcas de verdadeiras conversões em nossos dias. O senhorio de Cristo tem sido desprezado no viver de homens e mulheres, porque cada um segue as lisonjas do seu coração. Não chegou o momento agora para esse evento glorioso? Não é o momento para que homens e mulheres cheguem perante o Senhor, confessando suas culpas, suas atitudes de querer fazer o que querem; de querer buscar a felicidade nas riquezas e nos prazeres?
        

Nenhum comentário: