sábado, 27 de dezembro de 2014

A SUFICIÊNCIA DA SALVAÇÃO DE DEUS (12)



Quem, ó Deus, é semelhante a ti; que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a Sua Ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia”  MIQUEIAS 7:18-20.

UM SALVADOR INIGUALÁVEL: “Quem, ó Deus é semelhante a ti...?

         Caro leitor, quando nos deparamos com uma pergunta como essa de Miquéias, certamente temos de examiná-la com profundidade, pois estamos perante as joias eternamente preciosas do evangelho. Vemos na Palavra o quanto nosso Deus combate a idolatria, tanto no Novo como no Velho Testamento. Por que isso? A resposta clara e sem qualquer equívoco é que Deus se ocupa com Sua própria Glória. Eis aí a verdade suprema do evangelho: A glória de Deus! O evangelho não vem propor primeiramente a felicidade do homem, mas sim exaltar a majestade do glorioso Nome, conforme o relato de toda Escritura. Vemos no livro de Ezequiel por duas vezes, no cap. 20 e no cap. 36, como o Senhor transmite essa verdade à nação de Israel; Deus afirma que aquela nação, com sua rebeldia e idolatria incessante profanou o Nome do Senhor e que todo juízo e punição de Deus viriam por causa do Nome Dele.

         Então, caro leitor dou essa introdução, a fim de afirmar que esse fato sempre foi e será imutável: Deus ocupa-se com Sua própria glória, porque Ele é Deus. E na obra da salvação dos perdidos não é diferente. Mas eu sei o quanto os homens se esquivam e fogem disso. Estou certo que satanás não parou de fabricar seus novos métodos na tentativa de arrancar a glória de Deus. Ele sempre lutará para colocar novos mediadores entre Deus e os homens. O evangelho moderno faz isso com muita artimanha e sutileza. Mas, não podemos esquecer que é continua a brilhar e realçar a glória dessa tão poderosa e gloriosa salvação perante nossos olhos.

         Estamos vendo no texto o Deus que se esquece da transgressão, porque primeiramente Seu perdão como base suficiente justiça, porquanto o Cordeiro de Deus é o Justo Senhor; é aquele que mostrou como homem amar a justiça e odiar a iniquidade (Salmo 45) e foi o substituto perfeito para pagar o que nenhum homem neste mundo poderia pagar. Foi Ele quem trouxe à lume a perfeita justiça de Deus e é nessa justiça que todo pecador é perfeitamente aceito (2 Coríntios 5:21). Em segundo lugar, Seu perdão tem como base o puro e imaculado sangue remidor, suficiente nele mesmo, não só para limpar, mas também para purificar o pecador. Não importa quantos pecados tomaram conta do coração; não importa quantos pecados e iniquidades praticadas contra Deus encheram o pecador de deméritos impagáveis, fazendo dele o réu merecedor da condenação eterna, para ser lançado na prisão perpétua. O sangue é plenamente suficiente e eficaz para tratar com todas essas misérias e nódoas do mal.

         Também o texto em Miquéias tem algo a mais, para brilhar e realçar ainda mais a glória desse Deus e de Sua poderosa salvação aos pecadores no mundo inteiro. Ele é o Deus que não retêm a Sua Ira para sempre. Essa é uma verdade incrível! Meu caro amigo, você conhece o poder da Ira de Deus? A mensagem evangélica propagada em nossos dias faz com que os homens nem sequer pensem ou preocupem com a Ira de Deus. Mas veja a pergunta feita no Salmo 90:11: “Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?”. O evangelho moderno apresenta um caminho lindo, asfaltado e cheio de felicidade para os homens. Nada de temor, nada daquilo que é ofensivo para os homens. Mas, nunca foi assim com a verdadeira mensagem do evangelho, pois os homens precisam conhecer sua triste condição; que estão arruinados, são culpados e merecedores da terrível Ira de Deus que paira sobre suas cabeças. Eles precisam saber que a porta do paraíso está aberta, mas somente para homens e mulheres caídos como vasos quebrados. Quando os homens conhecem o temor que é devido a Deus é sinal que seus corações foram transformados e que agora são novas criaturas cheias da verdadeira piedade! Que agora sim, são salvos e habilitados com santa sabedoria para caminhar para o céu.

Nenhum comentário: