terça-feira, 30 de dezembro de 2014

SALMO 90 (5a)



 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12)
Vamos, portanto à verdade prática. O Salmo 90 é o Espírito Santo usando Moisés com a finalidade de trazer preciosas lições para enriquecimento espiritual do povo de Deus, lições deveras importantes especialmente em nossos dias quando presenciamos uma forma de “culto ao homem” assolando os arraiais evangélicos de maneira bem disfarçada. Outro detalhe é que a palavra de Deus tem uma mensagem que realmente nos confronta com a verdade como ela é, porque nos leva a ver tudo do ponto de vista de Deus e não dos homens.
É exatamente isso o que o Sumo Professor da verdade quer fazer através deste salmo, levar-nos o conhecimento da existência humana à luz da eternidade. Ao achegarmos perante tal verdade com os olhos da fé, como que vendo o invisível, logicamente daremos as costas ao mundo, às promessas do mundo, aos interesses mundanos, bem como ao burburinho dos poderosos que lutam contra Deus para ver se podem mudar a situação tão caótica na qual se encontra a raça humana no pecado. Logicamente, ao comparecermos perante a verdade deste salmo, nos sentiremos como vermes, e fatalmente cairemos ao pó diante da realidade da terrível culpa do pecado. Porém, o comparecer humildemente perante o Senhor para que Ele nos mostre como realmente somos só pode nos fazer muito bem, porque logicamente diremos exatamente o que  Jó diz para seu Deus: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” (Jó 42:5 e 6.
Só tem duas maneiras de contemplar esta vida aqui, ou vamos encarar do ponto de vista humano, à luz da sabedoria humana, ou vamos encarar do ponto de vista bíblico, sob a luz da revelação escrita. Se seguirmos o padrão mundano fatalmente estaremos sendo encaminhados na mentira, naquilo que a bíblia intitula de “vaidade”. É provável que a maioria daqueles que são chamados de crentes desconhece realmente o significado desta vida aqui segundo os padrões da eternidade. Eis a razão de muito fracasso nas vidas dos chamados crentes, e a conseqüente inclinação a tantos erros doutrinários como vemos em nossos dias.
Não há dúvida que o maior interesse de Satanás ao promover as doutrinas de demônios, não é enaltecer os demônios, mas sim o homem e chegar ao ponto de divinizá-lo, pois seu real interesse é usar o frágil homem para adorá-lo. É este o quadro realmente assustador de nossos dias. O deus deste mundo é esperto em fazer com que os homens usem  passagens bíblicas, como por exemplo o salmo 91, ou salmo 23, e outras muitas passagens para dar a entender aos homens que o ser humano é tão importante que Deus se encontra profundamente necessitado dele.
Mas, o que vamos fazer? Os crentes devem voltar para a revelação escrita e aprender o que o Espírito Santo quer nos ensinar. Ele é o único que pode nos guiar em toda verdade, e todo aquele que humildemente “assenta-se aos seus pés” há de tornar-se sábio nesta vida; há de subir às alturas da fé a fim de contemplar a existência humana sob a ótica de Deus.
O verso 4 é realmente assustador. Temos que enfrentar essa verdade de que o dia que vivemos ontem e que faz parte de nossa lembrança, e que para nós foi um tão curto espaço de tempo, foram como mil anos aos olhos de Deus. Temos preciosas lições que o Espírito de Deus quer nos ensinar nesta passagem. Em primeiro lugar temos o fato que o ser humano vive a cada dia. Quando o sol faz raiar um novo dia, e que o homem é despertado de seu sono para mais um dia de serviço, é como se aquela manhã fosse uma ressurreição. É mais uma manifestação da rica misericórdia de Deus em favor dos perdidos. É como se Deus estivesse dizendo aos pecadores que eles poderiam ter sido destruídos no dia anterior.

Nenhum comentário: