segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (11)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
         SENTIMENTOS CORRETOS: “Afligi-vos, lamentai e chorai...”
         Caro leitor, note bem que Tiago ordena aos homens, para que eles tomem o caminho da humilhação perante a verdade de um Deus temível e glorioso. Não há possibilidade de tomar esse caminho sem que haja o verdadeiro sentimento na alma. Veja bem não é algo circunstancial, efêmero e transitório. O que vemos é uma ordem para sair dessa casca da carne e se enverede pelo caminho da verdade. A natureza maligna e enganosa sempre foge da luz verdadeira, não quer ser humilhado perante o fato de que Deus é glorioso, soberano e que ele mesmo não passa de um verme.
         Então, eis aí o caminho a ser tomado por pecadores arrependidos: “Afligi-vos, lamentai e chorai...”. Que mudança, que obra inaudita de Deus na vida de homens e mulheres! Carecemos desse culto tão desconhecido em nossos dias! Precisamos ver a Palavra de Deus tocando nas almas, queimando os corações e levando homens e mulheres ao desespero, por saberem que se não converterem a Deus de todo coração, certamente estão condenados, irão para o castigo eterno. Precisamos ver em nossos dias a glória de Deus no meio dos homens e não a glória humana tão relevada como está acontecendo. Quando homens são levados pelo Espírito de Deus até à presença misericordiosa do Salvador, eles sabem no íntimo o que realmente significa confissão e invocação ao Nome Dele e passam doravante a odiar o mundo e a iniquidade na prática.
         Então caro leitor, o que significa realmente “Afligi-vos, lamentai e chorai...”? Digo primeiramente que é o caminho da verdadeira fé, a fé que obedece de coração; a fé que ouve o chamado do Senhor. A alma visitada por Deus sente-se sozinha diante de Deus; ignora o que o mundo lhe ofereceu e tudo o que tem ao seu derredor, tudo aquilo que parecia vantagem aos seus olhos. Notemos que foi assim com o ladrão convertido ali na cruz (Lucas 23); com Raabe em Jericó (Josué 2) e com toda conversão verdadeira. Para a alma que anseia a salvação e o Salvador certamente esse caminho de aflição, de lamento e choro e uma via deliciosa para sua alma, mesmo que o mundo venha a desdenhar dessa fé.
         Em segundo lugar digo que a atitude de “Afligir-vos, lamentai e chorai...” é algo do coração; não é algo passageiro. Aquilo que é mera emoção logo se esvai, some como fumaça, ou apaga rapidamente como centelha que salta da lenha em chama. Caro leitor, nem sempre essa aflição, esse lamento e esse choro manifestam por fora. O que  é visto por fora é a clara manifestação de temor e obediência. O que é do coração é experimentado pelo homem e visto por Deus. A fé não se estrutura naquilo que é apenas aparência, mas sim no homem interior, do coração. A fé obediente jamais se abala, mesmo que por fora tudo pareça estar desmoronando.
         Em terceiro lugar, digo que a atitude de “afligir-vos, lamentai e chorai...” é algo que há de perdurar pelo resto do viver do convertido. Quando o homem vê sua aflição e desespero em face da necessidade do Salvador, ele há de viver apegado a Deus e de andar com Ele dia a dia. A fé verdadeira passa a ser a manifestação da vida diária do crente: “...de fé em fé...”; é ação, oração, coragem, vigor e luta. A fé moderna funciona como um lindo papel de presente, rasgado e esquecido. Quando a fé é carnal ela evidenciará de forma transitória; ela passa como o mundo passa. Se o homem interior não for mudado por Deus, de que valerá as aparências?
         Caro leitor, para que serve estar vivo por fora e morto por dentro? Os homens vivem da aparência, mas não o verdadeiro convertido, porque tudo em seu viver há de mostrar que é, de fato uma nova criatura!

Nenhum comentário: