quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O HORROR DO PECADO (5)



“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim” (SALMO 51:1-3)
O HORROR DO PECADO MEDIDO NAS PALAVRAS:
         Caro leitor, estamos vendo em que estado de aflição na alma Davi entrou na presença misericordiosa de Deus. Pela ação da graça ele foi arrancado da zona de endurecimento e com os olhos da alma pode perceber o lamaçal onde caiu. Toda sua sujeira lambuzou suas mãos, e todo seu ser. De repente percebeu por experiência o quanto havia ofendido ao Senhor, negado Seu Nome e com seus atos blasfemou da Sua glória e dignidade; o quanto havia desonrado a santidade perante os inimigos visíveis e invisíveis do Senhor.
         Por essa razão Davi entrou desesperadamente na presença do Senhor. Estava certo que a porta da misericórdia estava aberta e que a luz estava acesa lá; sabia que a solução para livrar-lhe dessa miséria na qual havia voluntariamente caído era o próprio Deus. Davi conhecia seu Senhor e sabia que era um Deus carregado de intensa compaixão,  por isso ele corajosamente entrou lá, não para se justificar, mas sim para mexer no coração grandioso e gracioso do Senhor. O que Davi fez foi despojar-se de sua alta posição, o ser um reino não lhe importava; continuar regendo a nação de Israel não passou pela sua mente. Para Davi o que importava era obter do Senhor Seu perdão, purificação e libertação da totalidade da imundície, queria voltar a ser santo e justo; queria agradar o Senhor, pois isso era a felicidade.
         Examinemos agora em suas palavras o estado de desespero nas Palavras do rei.
Primeiro notamos que ele vê a terrível imundície, porque se associou com o mal em todos os sentidos: “lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado” (verso 2). Um homem santo estava agora do outro lado – completamente imundo, sem ter consigo qualquer coisa que pudesse livrar-lhe dessa condição. Seus olhos viam essas manchas, nódoas e podia sentir seu mau cheiro. Estava experimentando aquilo que o mundo tanto gosta; foi uma ovelha que caiu na lama e almejava ser limpa. Notemos bem que seus atos foram repulsivos. Qualquer pecado é sempre maligno e vil, mas aqueles que Davi cometera foram terrivelmente repugnantes. Agora ele estava perante a lei que ordenava que ele fosse morto e havia motivos justos para que ele não somente saísse do reino, mas que também fosse arrancado da terra dos viventes.
         O que realmente aconteceu foi que a santidade de Deus tudo revelou. Davi percebeu o que significa o ódio de Deus contra todas essas maldades. Talvez tivesse lido tantas vezes os livros de Moisés; talvez tivesse sido instruído acerca do temor que deveria ter. Mas agora, perante os olhos santos do Senhor, Davi via que era pior do que os pagãos; que todo ódio de Deus contra nações poluídas de todo tipo de maldade estava sobre a cabeça dele. Por essa razão foi ao lugar certo para obter de Deus pleno perdão e purificação de seus vis pecados.
         O propósito dessas mensagens tem em vista ajudar o amigo leitor a correr para o grande Senhor e Salvador. Talvez seja um genuíno crente que está agora longe do Senhor, porquanto caíra em dissoluções e agora sente sua própria miséria. Veja amigo, como um santo como Davi caiu! Mas ao invés de ficar se desculpando, Davi não tardou em entrar na presença de Deus, buscando do Senhor Seu perdão e purificação, porque queria viver para agradá-Lo. Talvez tenha algum pecador errante, vivendo no pecado e buscando a salvação preciosa. Digo e afirmo que o sangue do Filho de Deus é suficiente para purificar sua vida de todo tipo de pecado e fazer você plenamente aceitável perante Deus. Não importa o tamanho e a quantia de seus atos malignos, pois o Senhor trata com todos eles, quando um pecador chega arrependido aos Seus pés.

Nenhum comentário: