terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 23 (27)



“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” (verso 3)    A CERTEZA DE SER GUIADO NO CAMINHO CERTO “Guia-me pelas veredas da justiça...” (sexta)
             Caro leitor, quando o Espírito Santo solta o freio das concupiscências que queimam o coração dos homens, então o mundo torna-se o palco de ódio, maldade e de bestialidades que a corrupção humana está pronta a praticar. Num tempo como este em que estamos vivendo, necessitamos saber que Deus requer de seus filhos, que manifestem a justiça de Cristo, brilhando neste reino ateísta e materialista, exibindo o amor altruísta de Cristo. Somos exortados a manifestar a justiça de Cristo fugindo da impureza (1 Coríntios 6:18).
Satanás sempre usou a imoralidade como excelente arma para corromper a sociedade. Deus destruiu Sodoma e Gomorra, as quais foram deixadas como exemplos, da fúria de Deus contra a imoralidade.  Estamos vendo como terríveis enfermidades têm sido armas do Senhor dos Exércitos para o castigo de milhares. Como o povo de Deus deve comportar no meio de uma geração tão corrompida? A Palavra de Deus traz-nos a resposta e todo crente genuíno deve, pela fé, esforçar-se em saber quais as diretrizes da Palavra de Deus, quanto ao comportamento cristão. Os crentes devem saber que não estão imunes ao pecado da imoralidade, em todas as suas manifestações, pelo contrário, o mundo, a carne e o diabo apontarão suas armas de terror para derrubar os santos, especialmente nessa área. Quando uma casa não recebe o cuidado de limpeza normal, logo vão aparecer aranhas, baratas e ratos. A igreja de Corinto não tratou de alguns pecados de divisão e partidarismo, então o resultado foi que outros pecados também entraram, e o terrível pecado da torpeza foi um deles. Maldade atrai outra maldade pior. Paulo agiu como um bom pastor deve agir, pois resistiu com severidade para julgar o pecado da impureza naquela igreja, e podemos perceber isso no fato de estender o assunto nos capítulos 5, 6 e 7. Que nenhum de nós fique a pensar que somos imunes a esses perigos. O crente deve fugir desse pecado como foge de um animal feroz. O pecado da impureza amarra a pessoa, enfeitiçando-lhe o coração no orgulho de pensar que tem o direito de envolver-se naquilo, que não será visto e que não haverá julgamento para esse pecado.
Milhares carregam esse fogo no seio e acham que não sofrerão qualquer queimadura. “Tomará alguém fogo no seio, sem que suas vestes se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas sem que se queimem os seus pés”? (Provérbios 6:27,28). Davi foi um grande general, vitorioso nas batalhas contra os inimigos de Deus, mas quando atraído pelo pecado da imoralidade, desceu ao nível de um covarde, enviando o exército para lutar contra os amonitas, mas ele mesmo ficou em casa ocioso, quando seus heróis estavam em guerra. É bem provável que o rei de antemão já estivesse enamorado da esposa de seu fiel soldado, e que também já tivesse prevenido o não confiável Joabe, comandante do exército, no seu ardiloso trama, por isso ficou em casa já projetando no coração a prática do adultério. Qual foi a conseqüência? Ele caiu em pecado com a esposa de um de seus heróis de batalha – Urias.

Nenhum comentário: