sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 23 (24)



“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” (verso 3)
A CERTEZA DE SER GUIADO NO CAMINHO CERTO “Guia-me pelas veredas da justiça...” (terceira)       

                Amigo leitor, o crente foi justificado por Deus e recebe pela graça o poder de subir às alturas celestes na prática da perfeita justiça. Todas as aves possuem asas, mas nem todas voam alto. Somente os santos de Deus podem subir com “asas de águia.” As ordenanças foram dadas por Deus em Sua Palavra para a obediência de todo crente, porque somente aos genuínos crentes foi dado o poder para praticá-las na vida. Deus chama cada crente de “justo”, porque foi feito justo, e pode andar como justo exibindo no mundo a poderosa justiça de Deus. Quantos estão manchando o bom nome do evangelho, porquanto proclamam que são crentes em Cristo, mas suas vidas nada manifestam de fruto de justiça para a glória de Deus.
        Vou adiante para dizer que a justiça deve ser a justiça de Deus. Deus admira somente aquilo que Ele mesmo faz no pecador mediante Seu Filho Bendito. Quão importante é que todo crente glorifique a Deus, manifestando sua justiça revestida de santidade. Tem a justiça do homem procurada e admirada pelo mundo, mas que nada tem de valor perante aquele que é o grande Juiz. Entretanto, aquele que carrega sobre si a justiça do Filho de Deus enfrentará amarga perseguição deste mundo. Todos os santos sofrem de uma maneira ou de outra os ataques dos incrédulos contra a justiça de Cristo neles. O Senhor falou sobre isso em Mateus 5: 10: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” É, portanto normal que o crente seja criticado, rejeitado e odiado na sociedade, até mesmo por parte de parentes, por quê? Ele é agora alguém, que não somente foi feito justo em Cristo, como também manifesta em seu viver os traços de alguém que ama verdadeiramente a justiça, e rejeita toda manifestação da injustiça.
Tendo firmado a base sólida e inabalável da justiça de Cristo no crente, segue-se que todo salvo é triunfante no caminho da verdadeira santidade. Ele pode brilhar para Cristo num mundo maligno e amadurecido para o juízo. O crente em Cristo é chamado agora de “filho da obediência” (1 Pedro 1:14). Deus o fez assim mediante a livre graça, então ele há de encarar o mundo, a carne e o diabo, e poderá afirmar com alegria e paz que Seu Deus vai lhe guiar pelas “veredas da justiça.” Há uma terrível guerra travada neste mundo contra o crente, ele vai perceber que agora, como salvo e filho de Deus, e tendo a natureza de Deus, porquanto nasceu de novo, tem de lutar contra o pecado. Os desejos da carne, a atração deste mundo e a forte pressão de Satanás serão contínuos inimigos.
Querido leitor, estamos em paz com Deus (Romanos 5:1), porém em declarada guerra contra esses inimigos. Eles não dão nenhuma trégua, e o crente não pode, jamais, levantar a bandeira da paz para os adversários. Há plena consciência dessa contínua guerra em seu viver?
(continua)                       

Nenhum comentário: