quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O PREÇO ATERRORIZANTE DO PECADO (28)



Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
A GRAÇA NA LEI (continuação):
         Prezado leitor, não há maior bênção na vida do que conhecer a preciosidade da graça de Deus. Esse Senhor atua de forma graciosa no meio dos homens; sua revelação escrita é suficiente para que os pecadores conheçam a gloriosa salvação conquistada na cruz pelo bendito Filho; Sua obra é comprovada na vida de milhares que já foram salvos e que agora caminham triunfantemente rumo à Nova Jerusalém.
         Procurei mostrar como foi a atuação da graça durante o período da lei. Sua presença era evidência dos atos bondosos e ternos da graça de Deus no meio do Seu povo, mas sua ausência resultava em corações endurecidos, tornando o ambiente apto para as manifestações do juízo.
         Consideremos agora a principal função da graça de Deus em salvar perdidos. Ela é a força de Deus, por isso pecadores devem aproveitar e apoderar dessa tremenda força a fim de conquistar aquilo que é mais precioso para suas vidas – a paz com Deus (Isaías 27:5). Que os pecadores se apoderem da gloriosa graça, porquanto significa que o Senhor está perto (Isaías 55:6). É verdade que a presença bondosa e longânime de Deus é humilhante para a natureza maligna do pecado, mas quanto isso é salutar para a alma! A carne está em constante guerra contra a alma (1 Pedro 2:11). A presença graciosa do Senhor é para ferir e algemar as forças da carne com suas manipulações e enganos.
         Amigo leitor, a presença da graça significa a mais rica oportunidade que um homem tem para se humilhar perante o Rei da Glória e Ele condescende-se de uma alma arrependida. Não esqueçamos que o Senhor Deus é Deus salvando e não salvando. Em nada Ele precisa do homem para ser eternamente glorioso em Si mesmo e absolutamente nada o homem tem para dar-Lhe. A obra salvadora da graça é resultado da vontade soberana de um Deus que está salvando porque quer salvar, e que tem misericórdia de quem Ele quiser ter misericórdia. Seus atos de salvação são livres, por isso, pasmemo-nos perante o glorioso Rei e Senhor! Fiquemos mudos perante Sua face de glória!
         Há! Mas como esse Deus tem prazer em pecadores humilhados! Como Seus ouvidos estão apurados para ouvir o clamor de um pecador arrependido! Como Seus olhos estão fixados numa alma que anseia conhecê-Lo! Ora, Ele é riquíssimo em misericórdia! (Efésios 2:4); Seu ministério é salvar e toda tri-unidade trabalha em operar essa salvação, tudo já foi feito para que um pecador arrependido fique cercado de uma salvação planejada na eternidade, santificada pelo Espírito Santo e verdadeiramente comprada pelo Filho na cruz (1 Pedro 1:2).
         Então amigo leitor, considere que a presença bondosa do Senhor em Sua provisão que lhe cerca de bênçãos, não passa de ser oportunidade clara para seu arrependimento (Romanos 2:4). Será que prefere ignorar tal verdade? Tal atitude não passa de loucura! Acorde, ó alma! Veja os perigos que lhe cercam! Veja os terrores eternais que estão bem próximos! Veja como seus pés beiram o abismo! Veja que você nem sabe o que poderá ocorrer a qualquer momento!
         Agora mesmo, ó querido leitor, em sincera confissão de fé invoque o Nome do Senhor a fim de ser salvo. Que graça preciosa cerca sua vida neste momento! Que preciosa conquista foi obtida na cruz, a fim de que o pecador seja plenamente perdoado e reconciliado com Deus! Quem somos nós, pecadores? Não passamos de vermes que rastejam neste mundo por breve tempo. A misericórdia do Senhor está estendida para abraçar e purificar-nos dessa tremenda imundícia onde o pecado nos colocou. “Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo”.

Nenhum comentário: