sábado, 27 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (10)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
         SENTIMENTOS CORRETOS: “Afligi-vos, lamentai e chorai...”
         Caro leitor veremos agora quais atitudes devem ser tomadas por aqueles que realmente buscam a genuína conversão no viver. Distanciar-se de Deus mostra que é o orgulho no íntimo que está em atividade; é um coração enganoso que se encontra numa disfarçada rebelião contra Deus. Homens e mulheres precisam ser advertidos desse perigo; falsa conversão alimenta falsa paz e falso conforto. Então segue a exortação de Tiago aos que ainda estão no pecado, que estão sob um efeito de um coração enganoso e enganado. Almas iludidas sentem satisfação e alegria na carne e gostam de andar nessa condição.
         Vamos então ver que devemos buscar os verdadeiros sentimentos, e Tiago mostra que realmente deve haver tais sentimentos. Eu não opino a favor de sentimentalismos buscados em meios religiosos, pois são perigosos e viciosos. Mas também não me divorcio de verdadeiros sentimentos, pois somos seres sentimentais e dentro dos princípios corretos os sentimentos são de grande e imensurável valor. Vemos claramente em 1 Reis 18 que a base do culto a Baal era sentimentalismo puro. Elias simplesmente ridicularizou aquele culto e mostrou o verdadeiro culto que revelou confiança no verdadeiro Deus de Israel.
         Tiago exorta os falsos convertidos a cultivar em seus corações verdadeiros sentimentos em relação a Deus. Então percebemos que aquilo que Tiago exorta está em pleno acordo com a verdade. É impossível meditar em nossa situação sem que sejamos mergulhados em verdadeiros sentimentos de tristeza, pavor, terror e humilhação. A Bíblia fala de homens duros, obstinados e rebeldes que foram atirados ao desespero quando perceberam que estavam cercados dos terrores de Deus. Faraó parecia ser implacável, durão, mas quando se certificou que estava perdido, diante de Moisés parecia um metal derretido. Um dos reis mais pervertidos narrados pela bíblia foi Acabe, mas quando soube que Deus haveria de destruir toda sua casa, imediatamente foi tomado de medo e angústia (1 Reis 21).
         Mas o que vemos hoje é um cristianismo destituído de temor, porque a fé apresentada é puramente intelectual. O cristianismo moderno tem “cabeça de ouro”, mas esquece que o pé é de barro. Por quê? Porque a verdade não tem chegado ao íntimo. Certamente desprezo o sentimento carnal, da aparência. Mas tem o sentimento correto, do coração, sentimento ligado ao entendimento. Quando Pedro pregou no dia de Pentecoste (Atos 2), o resultado foi um verdadeiro fogo de um sentimento genuíno: “E ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração...” (verso 37). Ora, simplesmente é impossível saber o que a Palavra fala acerca de um soberano Deus e da enormidade da nossa culpa, sem que haja reação sentimental na alma. Somente e tão somente homens endurecidos pelo próprio Deus podem permanecer duros e obstinados, como Coré, Datã e Abirão (Números 16).
         Meu caro leitor, sou contra sentimentos forçados, carnais e sem qualquer base. Mas opino firmemente que a mensagem do evangelho desperta o verdadeiro sentimento no coração, ou para a salvação, ou para a perdição. Judas sentiu remorsos quando percebeu o que havia feito, mas seus sentimentos serviram de flores para o cortejo fúnebre. Tiago está falando para que homens e mulheres enganados meditem no que as Escrituras falam acerca de Deus; que saibam que são culpados, que estão distantes do Senhor, mesmo que estejam dentro de uma igreja. Que eles saibam que estão assim, porque querem viver assim, como crentes por fora, mas sendo inimigos no íntimo.

Nenhum comentário: