sábado, 27 de dezembro de 2014

SALMO 90 (3)



INTRODUÇÃO

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12)

A BASE DA MISÉRIA HUMANA


         Mas Moisés se encontra perante a face de Deus, e ele chega lá com sua boca cheia de argumentos. Ele não está com uma atitude revolta contra Deus, pelo contrário, ele está realmente estarrecido diante dessa revelação recebida a respeito da eternidade de Deus e da existência miserável do homem sobre a terra. Ele está perante Deus sentindo exatamente como um barro. Ele está consciente da real fragilidade humana. O que ele faz? Como ele não consegue invadir o território da eternidade, e nem sequer imaginar o que está envolvido com eternidade, Moisés toma, como que, uma fatia de um tempo que ele considera ideal. Foi Moisés que recebeu de Deus as revelações a respeito do livro de gênesis, e é provável que ele tenha lembrado do fato que muitos homens no período pré-diluviano atingiram a idade de quase mil anos como Metusalém e muitos outros. Moisés estava espantado com o fato de Deus ter diminuído tanto o período de vida do ser humano, mas mesmo assim ele toma mil anos para chegar com argumentos perante Deus. Não há dúvida alguma de que os homens gostariam de viver mais, e o pensar em atingir oitocentos ou novecentos anos é algo que nem sequer serve de cogitação para qualquer pessoa. Se chegasse até duzentos anos seria algo realmente fabuloso e inédito em nossa geração.
         Mas para falar com o Deus eterno, Moisés não está pensando em duzentos, trezentos ou quinhentos anos. Para nós é realmente muitíssimo tempo, mas para Deus isso significa nada. O que Moisés diz? “Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite”. Fantástico! Eis que a nação brasileira está contando os dias para festejar seus quinhentos anos de existência, o que para todos significa muitíssimo tempo. Não temos recursos em nós mesmo para avaliar o que pode acontecer durante um período de quinhentos anos, quantas e quantas gerações passaram por esta nação. O que acontece é que tudo fica para trás na história, e também tudo o que está acontecendo em nossa geração vai ficando registrado para se tornar para se tornar também parte da história. Mas Moisés perante Deus fala, não a respeito de quinhentos anos, mas sim de mil anos. O dobro de tempo da história do Brasil. O que significa mil anos na contagem do Deus eterno? Apenas um dia. Para nós o viver sessenta, setenta, ou mais anos, representa muita coisa, mas eis que para Deus mil anos representa o prazo de 24 horas. Isso é algo profundamente sério e é uma verdade que deve nos causar temor e reverência. Por que? Exatamente porque precisamos ver a maneira que Deus contempla a existência humana. Se mil anos na contagem divina significa apenas meras 24 horas, o que representa então uma existência de, 30,50, 70 ou 80 anos? É olhando dessa maneira que podemos compreender a tão terrível miséria do pobre ser humano, e enxergando a vida do ponto de vista de Deus pode nos trazer não somente temor, mas um significado melhor uma vez que podemos achegar em arrependimento e profunda humildade perante Sua face de Excelsa Glória.
         A pergunta que vem em seguida é esta: Por que Deus diminuiu tanto a idade do homem? A resposta evidente é que foi por causa do pecado. Todo ser humano caiu em Adão; todo ser humanos tombou com o golpe do pecado e da terrível morte. É encarando a nossa existência do ponto de vista bíblico, da maneira como Deus apresenta, é que podemos entender a situação dos homens neste mundo, enfrentando severas enfermidades, terríveis epidemias, desastres, muitos morrendo ainda novos, etc. Vemos todo esse quadro de desolação sendo um desafio para a ciência que pateticamente tem que prostrar-se perante o impossível. E tu, meu amigo, como encaras tua existência neste mundo? Será que tu tens sido enganado em teu coração de que tu tens uma longa existência em tua frente? Será que a palavra de Deus no salmo 90 não tem chegado com impacto em teu coração a fim de que tu te prostres em humilhação perante a face do Deus eterno?


Nenhum comentário: