quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A TERRÍVEL PERSEGUIÇÃO DO PECADO (3a)



Mas se não fizerdes assim, estareis pecando contra o Senhor; e estai certos de que o vosso pecado vos há de achar” (Número 32:23).

         Prezado leitor, que base temos fora da Palavra de Deus para julgar o pecado? Absolutamente nenhuma! O mundo se alimenta e é energizado pelo pecado. Em Ezequiel, solenemente Deus adverte a nação de Israel ao afirmar que: “... ninguém prosperará na vida, pela sua iniqüidade” (Ezequiel 8:13). Sendo assim, que sejamos encorajados a encarar as Escrituras com temor e tremor, porquanto somente o Deus Santo pode tirar o disfarce desse inimigo astuto, sutil, enganador e cruel que é o pecado. Sendo assim, humildemente consideremos as lições bíblicas ilustradas. O mundo atual precisa de homens e mulheres transformados pela graça, exibindo assim o poder transformador do evangelho da Glória de Cristo.

         A seguir tomaremos a vida de Caim, conforme a narrativa do cap. 4 de Gênesis. Notemos como o pecado perseguiu de forma implacável esse homem. O poder dominador do pecado mostrou seu domínio na vida daquele moço através do seu orgulho e obstinação contra Deus e contra o caminho de Deus. A religião de Caim foi oposta a religião de Abel, seu irmão. Abel mostrou ter seu coração contristado e contrito, por isso buscou o caminho certo, do arrependimento e da fé no sangue remidor. Abel sentiu no íntimo o efeito do pecado, no fato de ter nascido fora do Éden, longe de Deus e condenado, por isso sua alma anelava conhecer o caminho que o conduziria certamente para o paraíso celestial.

         Caim posicionou-se de forma contrária. Seu sistema de culto revelava seu ódio a Deus, mostrando que queria viver no pecado e construir aqui no mundo o paraíso segundo os deleites do seu coração. Era um instrumento sob o controle do pecado, não somente contra o caminho santo, mas também contra aqueles que buscassem a salvação, como ocorreu com Abel. Ao assassinar seu irmão começou a mostrar como o pecado foi seu perseguidor implacável. A rebelião contra a verdade empurra o homem às atitudes perversas em seu viver. Agora Caim quer correr de Deus, para longe do amor de Deus; quer ficar mais distante do paraíso. Veja como o pecado domina suas emoções, sua mente e poder de decisão. Agora é um fugitivo, errante, medroso e assustado, parecendo um coelho que foge da águia.

         Mas o pecado não parou seu nefando trabalho no coração rebelde de Caim. Agora passa a ser um instrumento mais poderoso, porquanto começa a criar seu próprio paraíso, exatamente contrário ao paraíso de Deus. Agora constrói uma cidade e uma sociedade onde seu nome é exaltado, o palco do humanismo (Gênesis 4:16); agora o pecado, por meio de Caim começa a exibir o mundo que tanto atrai corações não salvos e santificados; agora tem uma sociedade sem Deus, que pode produzir tudo o que os homens precisam (versos 20-22); agora tem uma sociedade segundo o coração carnal e mundano de Caim e sua descendência, com leis próprias, e não as leis santas de Deus (versos 23-25); agora os homens poderão sentir a liberdade para a poligamia:  “Disse Lameque a suas mulheres...” (verso 23), indo contra o padrão original do Criador: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne” (Gênesis 2:24).

         Quantos hoje fogem da salvação que há no Filho de Deus! Quantos tentam se esconder de Deus até mesmo em igrejas! Meu amigo, fugir da luz do evangelho é o caminho certo para as práticas mais pervertidas de um coração endurecido contra Deus. Lembre-se que o pecado é um perseguidor implacável. Se não for tratado com o sangue purificador, o homem vai viver sob a nuvem aterrorizante da Ira de Deus (João 3:36). O Deus da Bíblia tem prazer em corações arrependidos, que anelam pela verdade, que querem conhecer o Salvador e Senhor. Se você é uma alma assim, agora mesmo peça ao Senhor que lhe salve de seus pecados!

Nenhum comentário: