quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

SALMO 90 (1a)



INTRODUÇÃO

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12)
                                     Amigo leitor vivemos em dias quando a maior preocupação do mundo é buscar meios para que os homens possam viver uma vida melhor e mais longa aqui. A ciência tem gastado fortunas no mundo para descobrir meios a fim de combater as epidemias as quais tem empurrado milhares para a morte. Essa luta mundial não para, mesmo diante do fato que a cada dia os milhares continuam morrendo. Quando os homens descobrem meios para combater um mal, eis que logo surge um outro mal, rindo, zombando e desafiando do poder do homem. Mesmo com o avanço da ciência na área da medicina; mesmo com o estrondoso poder da tecnologia, eis que a fragilidade do homem, a miséria humana manifestam em todos os lugares deste planeta.
         Mas a situação humana nunca foi diferente. Milhares de gerações que já partiram e que aqui não podem mais voltar provam de fato o que o ser humano é – um pobre vaso feito de barro o qual vira caco quando é atirado ao solo. Enquanto milhões continuam obcecados pelo ilusório poderio dos chamados “Poderosos deste presente século”; enquanto milhares continuam enganados por aquilo que apenas não passa de vaidade e correr atrás do vento conforme a linguagem usada no livro de Eclesiastes; enquanto milhares tentam subir “nas asas do vento” para sobrevoarem as alturas de uma felicidade que na realidade não existe, eis que a palavra de Deus que é de fato a palavra da verdade continua firme e inalterável mostrando a realidade de todas as coisas.
Resta que voltemo-nos para a exuberante palavra do Deus que não pode mentir; resta que voltemos de coração para essa vereda antiga, ignorada e desprezada pelo homem moderno; resta que voltemos para a mensagem imutável e cheia de glória da palavra da verdade. Eu estou certo que o homem moderno quer usar a bíblia somente para que  a palavra de Deus venha fazer parte de seus interesses egoístas. Querem usar a bíblia para seus pretextos; Eles querem usar a palavra de Deus como se fosse um “trevo da sorte”, então o que eles fazem? Procuram por toda bíblia passagens que podem ser usadas para seus fins malignos. O deus deste mundo quer que os homens vivam em seus prazeres pecaminosos, em ousada manifestação de  transgressão à lei de Deus, e ainda assim achar que  a palavra de Deus foi deixada para lhes servir em seus maus caminhos.
Ninguém pode se estabelecer na vida vivendo no pecado; ninguém pode assentar-se no trono de sua vida achando que pode reinar cercado de um viver na iniquidade. Fica bem claro que o Deus da palavra não pode tolerar qualquer iniquidade porquanto é um Deus Santo, e usar as escrituras como se fosse um “tapete” para o pecador sentir-se confortado mesmo andando em seus maus caminhos, é atrair sobre si severo juízo. “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. Enquanto os homens abrem as escrituras com a finalidade de descobrir mais promessas de Deus e assim usá-las achando que Deus vai atendê-los enquanto estão andando no mau caminho, Deus estará apontando seu dedo de severo juízo contra eles porquanto estão usurpando e manchando a Sua palavra. O Grande Deus afirma que Ele “vela pelo cumprimento de Sua Palavra” (Jeremias 1:12).
         Prezado leitor, o assunto desta série de mensagens nestes próximos dias é a respeito da FRAGILIDADE HUMANA. Como o propósito deste programa é exaltar a magnificência da palavra de Deus, quero tratar desse tema, não dando minha opinião, mas sim apresentando os argumentos do próprio Deus da verdade. Para isso convido o amigo ouvinte para se ocupar nestes dias com a série de mensagens no Salmo 90, porque, de todas as passagens bíblicas que tratam da miséria humana, ao meu ver esse salmo deixa o assunto bem esclarecido. O salmo 90, é de fato um salmo cuja mensagem deixa o vaidoso ser humano estarrecido diante da verdade que deus ali revela a respeito do homem.  Preguei neste salmo em minha igreja numa só pregação mensagem que durou apenas uma hora, mas creio eu que apenas uma hora em torno das gloriosas verdades que o Espírito Santo tem para revelar neste salmo de 17 versos, é muito pouco tempo para  descrever as maravilhas dos mistérios revelados que o Espírito Santo tem para nos mostrar nesse salmo, bem como o assunto em pauta a respeito da miséria humana.

Nenhum comentário: