quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

SALMO 90 (5b)



 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12)
Em segundo lugar, vemos no brilho do sol a manifestação da riqueza da misericórdia de Deus. Eis o que diz o profeta Jeremias: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se cada manhã.” (Lamentações 3:22,23). Estas palavras inspiradas foram ditas pelo profeta que se encontrava alarmado com a desgraça de Jerusalém que fora completamente destruída pelo exército Caldeu. Conforme fala o profeta no livro de Lamentações, ninguém acreditava que aconteceria com Jerusalém o que realmente veio a acontecer. Em terceiro lugar, é importante que cada pecador considere o que Deus está fazendo a cada dia neste mundo. Todos os dias as notícias correm céleres narrando casos de mortes e destruição em toda parte. Os homens que estão cegados pelo pecado não podem ver nos acontecimentos diários a poderosa mão de juízo do Todo-Poderoso. Mas eis o que novamente diz Jeremias: “Acaso não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?” (Lamentações 3:38).
Voltemos novamente para o texto do salmo 90, e vamos considerar agora os versos 5 e 6: “Tu os arrastas na torrente, são como um sono, como a relva que floresce de madrugada; de madrugada, viceja e floresce; à tarde murcha e seca.” Esses versos apresentam o que Deus faz com os seres humanos cada 24 horas que passam. Estamos vendo o que acontece neste mundo a cada dia olhando do ponto de vista do Deus eterno. Estamos avaliando o prazo de mil anos para Aquele que é eterno, e é visto como se fosse apenas um dia. Olhando sob o ponto de vista de Deus podemos entender o que significa a miséria humana. Como é que o Deus santo age em relação aos milhares de pecadores que transitam neste mundo, é o que vamos entender agora baseando nos versos 5 e 6. 
Nunca foi nem será para prazeiroso para o Deus santo contemplar os homens no pecado. Esta terra é criação de Deus, portanto é propriedade dEle (Salmo 24:1) e Ele jamais pode tolerar que homens vivam a usar e abusar da criação para sustentar suas paixões pecaminosas. O pecado é uma ofensa a Deus, o pecado milita exatamente contra as perfeições de Deus;  o pecado é uma verdadeira desgraça, um verdadeiro veneno, uma aviltação à criação; o pecado move Deus a agir na Sua ira Justa, em Seu Santo ódio, e o que aconteceu com a raça humana, foi que deliberadamente obedeceu ao pecado em Adão, por isso os homens são chamados de “filhos da desobediência” (Efésios 2:2). O pecado na raça tem um efeito devastador, porquanto colocou o homem a serviço do diabo e posiciona os homens contra Deus. Mas o que ocorre é que os homens em Adão não conseguem ver é que o próprio Deus está voltado no brasume da Sua Ira contra eles.
Nota o que o escritor inspirado diz para o próprio Deus a respeito da fúria dele contra os pecadores que ainda estão no pecado: “Tu os arrastas na torrente”. Esta frase mostra a desesperada situação do pecador neste mundo. A ira de Deus que se manifesta a cada dia surpreende homens e mulheres com um poder impetuosamente devastador. Os homens no pecado realmente são arrastados pela torrente da fúria impetuosa de Deus. Toda criação trabalha contra eles e assim eles não tem nenhuma proteção, pelo contrário, estão amarrados pela corda do pecado e detidos pelas algemas de suas próprias iniqüidades, e tudo aquilo que aos seus olhos parece ser como refúgio, fortaleza e proteção, como por exemplo a saúde, dinheiro, casa, amigos e enfim, todo conforto, nada mais é do que palha seca que nada pode ante o poder da ira de Deus. Até mesmo os poderes das trevas são usados por Deus para fulminar os ímpios.    
São como um sono, como a relva que floresce de madrugada.”
 
  

Nenhum comentário: