sábado, 27 de dezembro de 2014

QUANDO DEUS PERSEGUE SEUS INIMIGOS (10)



Mas com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas perseguirá o Senhor os Seus inimigos” (Naum 1:8).
         Caro leitor, o texto afirma que o Senhor persegue com trevas Seus inimigos. Milhares de homens e mulheres são mantidos aprisionados nas trevas; milhares estão impossibilitados de escapar; milhares vivem nessa condição, amam as trevas e não querem escapar dali. Milhares fogem da luz do evangelho e são mantidos aprisionados porque amam e preferem as trevas.
         Avanço um pouco mais que sob o engano do pecado  e incapazes de ver a verdade, homens e mulheres têm plena satisfação nas trevas. Ninguém, jamais poderá afirmar que Deus é injusto, porquanto nesse mundo que jaz no maligno (1João 5:19) o grande Deus tem estendido sua mesa de bondade, benignidade, ternura e compaixão. O Salmo 104 descreve esse cenário de bondade no mundo inteiro.
         Mas os inimigos de Deus comem, bebem e recebem toda provisão de Deus, porque querem usufruir de seus pecados. São ludibriados pelos seus corações enganosos e enganados de que tudo o que têm é proveniente deles mesmos; que são hábeis e espertos para conquistar o que quiserem. Os inimigos de Deus desconhecem a gratidão; nem sequer sabem o que realmente significa louvores e ações de graças. Eles celebram suas conquistas com festas e adornam essas festas com malicia e maldades. Muitas vezes Deus retira Sua bondade; muitas vezes a morte, enfermidade e outras desditas aparecem para destruir todo cenário de gozo do pecado. Mas, não há lugar para humilhação e arrependimento no meio dos inimigos de Deus, porque assim que a maré do mal desaparece tudo volta à sua normalidade.
         Muitos inimigos de Deus são beneficiados com a luz da bondade e da salvação de Deus. A bíblia fala do Rei Joás (2 Crônicas 24). Enquanto esse rei esteve debaixo da influência de Joiada, um sumo-sacerdote muito piedoso, Joás parecia ser sinceramente fiel a Deus, dando a impressão que seria o rei ideal para colocar a nação no lugar certo. Mas assim que Joiada veio a falecer, então Joás revelou ser o que era no coração e passou a mostrar seu ódio contra Deus e toda sua disposição de praticar idolatria e perverter a nação de Judá.
         Quantos recebem as bênçãos da misericórdia de Deus, tendo pais crentes, marido, mulher crentes, mas esperam até a ocasião certa, a fim de mostrar as garras do pecado ocultas em seu coração. Mesmos cercados pela oração e por vidas piedosas, muitos mostram que odeiam o Deus da bíblia e que realmente querem a liberdade para dar vazão aos vorazes desejos que têm no íntimo para cometer todo tipo de iniquidade.
         Muitos inimigos tentam usar de esperteza quando percebem que a morte ronda suas vidas. Passam a dar a impressão que estão realmente buscando a Deus, mas o que acontece é que estão tentando encobrir seu orgulho numa religião diferente, num lugar onde não há verdadeira luz da verdade sendo pregada. Muitos parecem dispostos a deixar certos vícios, porque são aqueles vícios que têm trazido desgraças às suas vidas, mas a verdade é que o problema real de seus corações continua e a soberba do pecado tenta manter-se disfarçada.
         Caro leitor, quão enganoso é o coração! Quão disfarçado o coração enganoso procura estar perante Deus! Quanto ódio o homem no pecado tem do Deus vivo e verdadeiro! Quanta disposição tem para permanecer nas trevas! Mesmo diante de tantas manifestações de bondade e de juízo da parte de Deus, o coração do homem é mantido algemado e embrutecido. Não há nada que possa mudar o homem; não há igreja, nem oração, nem atividades sociais e religiosas que possam levar o homem ao pó e ao desespero. Deixados entregues a si mesmos os inimigos continuarão em seus caminhos tortuosas, na plena disposição de dar louvores aos seus ídolos.
         A salvação vem do Senhor! Sua mensagem proclama a todos que Deus é Deus dos aflitos, dos humilhados e contritos! Que é Ele é riquíssimo em misericórdia! Que há salvação para os arrependidos! O convite da salvação está estendido a todos!

Nenhum comentário: