terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (6)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
         ATITUDES CORRETAS: “Purificai as mãos, pecadores, e vós que sois de ânimos dobre, purificai o coração
         Caro leitor devemos fugir do perigo de uma conversão falsificada, porquanto satanás tem tomado toda providência para espalhar esses enganos até mesmo dentro das igrejas em nossos dias. A carta de Tiago é uma carta prática, onde vemos uma fé que age em santa obediência a Deus. A falsa conversão mantém a pessoa distante da verdade, porque nunca houve essa aproximação de Deus conforme o sistema bíblico e santo. Então é meu dever explicar o texto de Tiago para meus leitores, porque muitos trilham esta vida pensando que são salvos e estão realmente perdidos. Tiago deixa bem claro que a fé que não age em santa obediência ao Deus santo é uma fé morta. Tiago é explícito em afirmar que os demônios creem em Deus e a fé deles é melhor do a dos falsos crentes, porque não somente creem como também tremem (Tiago 2:19).
         Então, chegou o momento para que aprendamos acercas das atitudes corretas, que mostram a verdadeira conversão. Ora, não precisamos ir longe, pois o texto mesmo nos mostra. Percebamos que Tiago dirige-se a dois grupos: “Purificai as mãos, pecadores...”. Esse é o primeiro grupo. Para este, Tiago mostra que eles precisam santificar o viver. Tiago simplesmente toma o Salmo 15 e o Salmo 24 para dizer que tais pessoas não pertencem a Deus. A vida está errada, e provam pelas “mãos contaminadas”. Estão ainda servindo ao pecado, estão escravizados às iniquidades e não são servos de Deus. O segundo grupo mostra ter uma fé indefinida; aparentemente parece ser humilde, mas a fé inoperante, porque no íntimo são duvidosos:  “...e vós que sois de ânimo dobre, purificai o coração”. A igreja de Deus está carregada de elementos assim em nossos dias. São simples e frágeis, porque a fé não é a verdadeira fé implantada no peito por obra do Espírito de Deus.
         Mas quero tratar do primeiro grupo: “Purificai as mãos, pecadores...”. Nenhum sacerdote podia chegar à presença santa sem primeiro se lavar. A linguagem figurada mostra o quanto a conversão real é prática e lida com a maldade. O que acontece é que quando o pecador encontra-se com o Salvador imediatamente ele descobre sua condição. É impossível conhecer a Cristo, sem que primeiro tenha um conhecimento prático de sua própria miséria, que o leva à humilhação. Conversão que mantém o homem na vaidade, em seus pecados e no caminho tortuoso, não é conversão bíblica. Isaías quando teve a visão da glória de Deus imediatamente viu o quanto tinha uma língua perversa (Isaías 6).          Caro leitor, o ensino que o Espírito de Deus quer nos transmitir é que a conversão leva o pecador à confissão. A purificação das mãos é apenas uma linguagem figurativa, para mostrar o que acontece no coração de uma alma transformada. A purificação não é feita com água, mas sim com um coração sincero, num reconhecimento da necessidade do sangue de Cristo para o perdão e completa purificação de todo aquele rastro de iniquidade que ficou para traz. O que acontece em nossos dias é que milhares que afirmam ter Jesus, ainda andam na iniquidade sem qualquer tristeza nem desejo por um viver santo e puro, como convém aos crentes. Muitos querem ir para o céu sem deixar o mundo; muitos querem ir para o céu, sem, contudo enfrentar a peregrinação até lá. Acham que vão chegar de qualquer jeito. Muitos querem afirmar que são herdeiros de Cristo, mas buscam ansiosamente uma herança aqui, nada sabem de guerra contra o mal; nada entendem do realmente significa lutar contra a carne, contra o mundo e contra satanás.
         Qual é a ordem de Deus? “Purificai as mãos, pecadores...!”. Não há outro meio. Uma fé que não caminhou na direção certa, tal fé pertence aos que estão tombados no pecado.

Nenhum comentário: