terça-feira, 30 de dezembro de 2014

APRESSADOS PARA O ARREPENDIMENTO (6)



Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”Apocalipse 3:19)
         Caro leitor, já pudemos ver a real necessidade de arrependimento; que nossas mensagens devem estar abarrotadas dessas exortações aos pecadores; que Cristo transmitiu essa compaixão aos laodicenses, a fim de mostrar-lhes o caminho certo da conversão e que Ele mesmo é esse Salvador. Continuemos sondando o texto, porque nosso Senhor não somente ordena o arrependimento, como também acrescenta a necessidade de zelo nisso: “...Sê, pois zeloso e arrepende-te”. O que significa isso?
         Caro leitor, quando nosso Senhor ordena aos falsos crentes que eles sejam zelosos na busca pelo arrependimento, Suas palavras carregadas de compaixão ressoam como um forte apelo de pregação. Noutras palavras, o nosso Senhor chega para acordar os dorminhocos; chega para ocasionar um grande despertamento e levar todos a deixar esse sono, apatia e a falsa paz que os deixam sentindo confortados. As Suas palavras chegam aos corações por meio de pregadores enviados por Ele para a maravilhosa arte da pregação. São eles os profetas chamados para ocasiões quando os sinais de juízos aparecem; quando Deus quer intensificar sua bondade e compaixão em mostrar Sua obra salvadora no meio dos homens.
         O que realmente significa ser zeloso? O vocábulo “zelo” vem do grego e foi batizada em nossa língua. Significa “cuidado, ciúme, ocupação em por as coisas em ordem. A Bíblia traz uma boa ilustração. Lembramos bem quando o Senhor entrou no templo em Jerusalém e viu como ali funcionava como um mercado municipal, pois estava cheio de barraquinhas onde os homens vendiam tudo aquilo que era usado no sistema sacrificial. Vendiam bois, bodes, ovelhas, pássaros, farinha, etc. Então, nosso Senhor pegou um chicote e foi açoitando e expulsando esses vendedores. Isso é zelo. Ele mesmo citou um texto retirado do Salmo: “O zelo de tua casa me consumirá” (João 2).
         Em Apocalipse a ideia é de um zelo em relação a si mesmo, da mesma maneira que zelamos por uma casa bem limpa, pela nossa saúde, segurança e bem-estar; é sair da indolência e colocar a vida em ordem; é ver as ameaças da iminente punição eterna, da ira vindoura e do castigo que cairá sobre aqueles que não se converterem a Cristo. Ora, nosso Senhor está entrando numa igreja morta a fim de proclamar as boas novas de salvação! Ora, vemos que os homens se tornam apressados no zelo quando Deus utiliza circunstâncias para empurrá-los à busca do arrependimento. Deus está ordenando aos falsos crentes para que saiam desesperados em busca do arrependimento. Se estivermos numa casa fechada e ela começar a pegar fogo, zelosamente correremos em busca de escape, pois estamos cercados de sério perigo.
         Notemos como Faraó era zeloso quando estava sob as ameaças das pragas punitivas. Imediatamente deixava seu conforto, descia de sua posição e corria em busca de Moisés e Arão, a fim de livrar dos tormentos. Algumas vezes parecia até que havia se convertido, mas eram as circunstâncias que o impulsionavam a buscar socorro. Às vezes Deus chacoalha um povo por meio de circunstâncias adversas. Lembramos bem do que ocorreu com Jonas no navio e como a tripulação foi zelosa em agir como devia agir, atirando o profeta no mar, a fim de escapar dos terrores de um naufrágio (Jonas 1). Muitas dificuldades vêm sobre indivíduos e famílias para acordar as almas; para tirá-las do perigoso conforto e levá-las a conhecer os perigos eternos que ameaçam suas almas e nessas circunstâncias muitas chegam ao arrependimento e salvação.
         Ó caro leitor, esse ensino chega até você, a fim de avisar acerca da grande necessidade de contrição, de humilhação e sincero coração arrependido diante de Deus. Que você seja zeloso em procurar isso já; que não adie mais seu arrependimento; que não espere que as coisas aconteçam por acaso; que a Palavra de Deus chegue ao seu coração para lhe alarmar e fazer você fugir dos grandes e graves perigos que circundam sua alma!

Nenhum comentário: