quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

QUANDO DEUS PERSEGUE SEUS INIMIGOS (8)



Mas com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas perseguirá o Senhor os Seus inimigos” (Naum 1:8).
         Prezado leitor, que seu coração conheça o temor do Senhor ao meditarmos juntos a respeito do Deus da bíblia, o Deus que se revelou aos homens. Estamos vendo que da mesma maneira que Ele prendeu os ninivitas em trevas para aquele grande dia, quando ordenou a destruição da cidade, assim também o Senhor perseguiu, persegue e perseguirá Seus inimigos com trevas.
         Precisamos conhecer a forma como Deus aprisiona Seus inimigos nas trevas. Presos na escuridão homens e mulheres vivem na euforia de uma enganosa felicidade achada nos prazeres mundanos. Eles trabalham, estudam e se esforçam sobremaneira na busca por uma vida melhor dentro dessa atmosfera tão perigosa, porquanto estão cercados, aprisionados e paralisados ali. Mas, para os corações lisonjeados pelo engano do pecado, não há lugar melhor do que as trevas. Nas trevas homens e mulheres se alimentam de paixões e não sabem que as próprias paixões são resultantes da Ira de Deus: “Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si” (Romanos 1:24). O que eles querem vão sempre achar e mesmo sofrendo os efeitos do pecado em seus corpos, no ambiente e em seus filhos, jamais conseguem desgrudar desses prazeres.
         Nas trevas há gozo e alegria! Nas trevas há felicidade, mas essas coisas não somente são temporárias, como também esmagam suas almas. Todo prazer que buscam nos bens, na comida, no sexo, nas amizades, nas festas e noutras atividades resultam num enorme vácuo na alma, por isso cada dia precisam renovar o contrato com o mundo e necessitam trabalhar para que o mundo se torne ainda melhor. Nas trevas homens e mulheres podem rejeitar determinados pecados feios e grosseiros, mas não podem fugir deles, porque são apanhados em suas paixões. Não demora muito para que aquilo que parece ser feio seja aceitável e faça parte de sua vida e de sua família. Não há santidade nas trevas; não há como fugir do mal ali, porquanto a natureza pecaminosa se alimenta dessas maldades e vive delas.
         Digo mais, que nas trevas os prazeres aliciam os corações. Nas trevas não há como escapar do mal, porque a maldade se aproxima de forma galanteadora e fascinante. As trevas funcionam como areia movediça, porque quanto mais esforço o homem faz, mas se afunda. Nas trevas tudo vai se tornando ainda mais deleitável e aprazível, porque homens e mulheres não percebem que à medida que vão se aproximando do inferno o mundo se torna mais quente e mais paradisíaco. Notem o filho pródigo (Lucas 15), que à medida que foi se afastando do seu pai, aquele moço foi descendo às profundezas de suas paixões.
         Caro leitor, enquanto a morte não chega o reino enganoso das trevas parece sem fim. Os risos não cessam, a felicidade parece ser constante e milhares de vozes proclamam que a festa não irá acabar. Nas trevas homens e mulheres renovam as alianças feitas com a morte (Isaías 28:15). Mesmo as dores, as ameaças da morte, as notícias de fatalidades e abominações cometidas uns contra os outros, são como fumaças que surge, mas que logo desaparece. Nada, nada mesmo pode despertar os inimigos de Deus acerca dos perigos eternos, a não ser uma visitação da misericórdia de Deus.
         Mas quero encerrar trazendo a luz da compaixão de Deus para meus leitores. A soberana graça atrai perdidos a Cristo! O Senhor é o Salvador bendito! O Senhor ainda não se assentou no trono para julgar, então o evangelho vem proclamar que pecadores arrependidos são chamados para os braços do Amor eterno! Caro leitor, você tem sido humilhado diante dessas verdades tão gloriosas e eternas? Saiba que não há um momento mais glorioso do que esse, quando homens e mulheres pela graça conseguem ver seu estado de miséria e podem correr para esse maravilhoso Filho de Deus, Autor da nossa salvação!

Nenhum comentário: