segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O HORROR DO PECADO (8)




“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim” (SALMO 51:1-3)
O HORROR DO PECADO MEDIDO NAS PALAVRAS:
         Caro leitor, estamos vendo como o horror do pecado é mostrado nas palavras de Davi, quando entrou em confissão na presença de Deus. Já pude mostrar o quanto o pecado havia sujado sua mente e também corrompido suas emoções. Tudo isso é para que nós saibamos quão horrível e destrutivo é o pecado e como devemos andar nesta vida em santo temor ao Senhor. Vemos também que o pecado:
         3.      Enfraqueceu sua vontade, tornando-o um prisioneiro. O pecado algema e domina totalmente o homem. A verdadeira liberdade do homem consiste em andar com Deus e ser dirigido por Ele em todo viver. Mas os homens no pecado são iludidos, quando pensam que são realmente livres quando estão vivendo sem Deus. Quanta ilusão! Soberano é o domínio do pecado sobre seus escravos, porque a pessoa perde a liberdade, a fim de servir aquilo que obedeceu. Daquele dia em dia diante o pecado tinha Davi sob seu controle, e a prova disso foi como ele procurou esconder seu pecado, até mesmo de Deus. Ele havia sido arrancado da sua condição de um servo de Deus, a fim de agora agradar ao seu ego, para servir aos seus malignos interesses; queria agora ser um soberano e viver para arruinar outros. O pecado é assim, porquanto aqueles que estão sob sua tirania passam a destruir tudo e todos, passam a trazer terror e maldades por onde estiverem. Foi assim com Davi, porquanto foi um instrumento do mal, destruindo um lar e matando um inocente, além de consequências drásticas sobre seus próprios filhos e súditos. A nação inteira passaria a sofrer as consequências do pecado de um homem que fora posto por Deus para ser uma bênção na nação.
         4)      Envileceu seu caráter, passando a ser um adúltero e assassino. Agora era visto como alguém assim; agora seu pecado não somente era odiado por Deus, como também odiado por todos. Naquele momento Davi deixou de ser um herói para ser um covarde, pois se ajuntou aos maldosos como um Joabe; agora seu ajuntamento não era mais com homens santos e justos, a fim de reger uma nação com justiça; agora os bons homens sofreriam, por causa de um elemento perverso no governo e o primeiro deles foi Urias. Meu caro amigo, o pecado não lhe deixa assim que você o pratica. O pecado vem e marca seu erro na testa e lhe faz tombar como homem, para erguer um fora da lei. Não há mais qualquer espaço no viver para santidade, justiça, verdadeira religião. A santidade faz um buraco no caráter e ali penetra todas as outras maldades. Naquele momento paralisou os verdadeiros atos de justiça, retidão e santidade procedentes de um santo caráter.
         Meu caro leitor, Deus nos fez para que transmitíssemos Sua glória no mundo, para socorrermos os aflitos, fortalecer o bem, trazer a justiça e promover o bem estar de todos, debaixo da liderança de um Deus santo e maravilhoso. O reino de Deus é um reino de amor, de justiça e retidão e isso beneficia a todos. O próprio Davi, no final de sua vida pode dizer acerca de um bom rei: “Aquele que domina com justiça sobre os homens, que domina no temor de Deus, é como a luz da manhã, quando sai o sol, como manhã sem nuvens, cujo esplender, depois da chuva, faz brotar da terra a erva” (2 Samuel 23:3,4).
         Caro leitor, que os homens modernos saibam o quanto o pecado é o mesmo e o quanto em tudo só traz tormentos. Davi percebeu isso quando se olhou da cabeça aos pés para verificar que estava totalmente tomado dessa imundície, dessa sujeira que promove a ira de Deus. Meu amigo, o Senhor Jesus veio ao mundo e foi até a cruz por causa de nossos pecados, para nos livrar dessa sentença de eterno terror e sofrimento. Portanto, o momento agora é para um genuíno e sincero arrependimento perante Deus.

Nenhum comentário: