quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A SUFICIÊNCIA DA SALVAÇÃO DE DEUS (15)



Quem, ó Deus, é semelhante a ti; que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a Sua Ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia”  MIQUEIAS 7:18-20.

UM SALVADOR INIGUALÁVEL: “Quem, ó Deus é semelhante a ti...?”

         Caro leitor, a história da salvação conforme a narrativa das Escrituras vem para encher nosso ser de admiração e de louvores a esse bendito Senhor, porquanto em toda terra está sendo celebrado esse bendito Nome, mediante a transformação dos pecadores. Porventura, há algum deus semelhante a esse Deus da revelação bíblica? Procure e veja se acha outro nome capaz de fazer o que somente Ele faz no meio dos pecadores. Nações no mundo inteiro inventam e criam seus ídolos, mas todos são armadilhas dos poderes das trevas, e eles mesmos caem nessas arapucas do mal.

         Mas vamos prosseguir vendo esses ensinos acerca da poderosa salvação de Deus, conforme o texto de Miquéias. Já vimos que quando o Senhor recebe e salva o pecador, Ele não revela seu arsenal de guerra; Ele não tem prazer em mostrar Sua fúria e terror derramados contra Seus inimigos. O dia da revelação da Sua fúria e cólera contra este mundo há de chegar e Ele não vai falhar nisso. Mas, o texto mostra que Ele “...tem prazer na misericórdia”. Caro leitor, neste momento a porta da misericórdia está aberta; ainda homens e mulheres podem experimentar as doçuras do reino de Deus, mediante a salvação em Cristo. O Senhor está expondo aos pecadores as maravilhas dessa aceitação bendita, pois é Ele mesmo quem vai buscar e atrair os pecadores.

         Ora, Ele tem prazer na misericórdia! Ele revela aos pecadores o Seu eternal amor; Ele conta aos perdidos Seus planos eternos, como deixou o céu e veio à terra, para resgatar pecadores de seus vis e hediondos pecados; Ele comunica aos perdidos que toda essa história de amor veio do plano eletivo de Deus, quando na eternidade escolheu em Cristo homens e mulheres do mundo inteiro para Si. Ele notifica Sua paciência e longanimidade, mesmo diante de um mundo maligno, rebelde, mas Ele fala do controle soberano Dele de tudo, a fim de que no tempo certo Ele chegasse até aos ouvidos do pecador para chamar-lhe ao arrependimento. Ele chega aos pecadores com toda provisão para tomar o perdido para Si; Ele invade esse território minado de inimigos ferozes, a fim de estender Sua mão de poder e chegar aos ouvidos da alma eleita e assim comunicar Sua santa e inaudita chamada para a salvação.

         Ó, meu amigo, esse Deus vem anunciar aos perdidos que Seu reino é o reino de amor; Ele vem arrancar homens e mulheres desse território infestado de maldades, ódios, homicídios e terrores, a fim de mostrar os encantos eternos advindos da Sua graça. Veja bem, esse Deus que de nada necessita; que não precisa buscar lucros para Si, porque Ele é Deus, Ele o faz porque age baseado na Sua misericórdia por perdidos e culpados; em Seu gracioso propósito de chamar um povo especial para Si. Meu querido amigo, veja o que está acontecendo neste mundo. Veja como este mundo amadurecido para o juízo não está sendo ainda o palco para o derramamento completo da Ira de Deus, assim como fez com Sodoma e Gomorra (Gênesis 19). Por quê? Porque simplesmente Ele abriu o céu para mostrar aos perdidos quantas e inumeráveis são as preciosidades eternas da salvação conquistada na cruz. Ele abriu o cenário celestial, mostra agora que construiu uma cidade – a Nova Jerusalém; que Ele agora está arrancando pecadores deste mundo, a fim de fazer deles herdeiros desse reino.

         Então, caro leitor, eis agora o momento incrível dessa exibição de amor ao seu coração. O que você espera mais? Aguarda um mundo melhor? Ah! Quanto engano! Este paraíso ilusório de pecado está destinado à completa destruição. Então lute para não adquirir tesouros neste vale de dor. Agora é o momento de encarar pela fé esse Redentor! Aquele que sofreu, morreu, foi sepultado e ressuscitou, a fim de chegar até você e dar-lhe essa salvação gloriosa e eterna!

Nenhum comentário: