terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 23 (21)



“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” (verso 3)
A CERTEZA DE UMA LIDERANÇA PERFEITA: “Guia-me...” (   terceira)
                Prosseguindo no assunto a respeito da liderança do nosso bom Pastor, conforme podemos ver no verso 3, devemos entender quais são os objetivos de Deus em guiar-se aqui. Em primeiro lugar, creio que Deus tem em vista a exibição de suas virtudes por meio daqueles que Ele tem salvado. É essa a lição de 1 Pedro 2:9. O alvo de tudo é a glória de Deus e se o cristianismo perde essa visão, a tendência é descambar para aquilo que exalta os homens, como agora podemos presenciar. Devo tratar um pouco mais a respeito desse assunto ainda nesse verso 3.
Em segundo lugar, creio que Deus tem em vista a santidade de cada crente. A nossa peregrinação terrena será uma poderosa escola na disciplina em  tornar-nos semelhantes a Cristo em nosso viver (Romanos 8:29). Ele não abandona Seus filhos, pelo contrário, ele os toma em cuidado, ternura e disciplina a fim de que sejamos participantes de sua santidade (Tito 2:12).
 Acrescento uma terceira razão, creio que Ele quer que todo crente conheça seu amor eterno em Cristo. Paulo orou para que os crentes da igreja em Éfeso conhecessem o amor de Cristo (Efésios 3:18). Todo aquele que é crente deve entender o eterno amor de Deus que em Cristo lhe alcançou. A compreensão de que somos filhos amados de Deus é mui importante para nosso triunfo aqui, porque continuamente somos induzidos pelo mundo e pelo diabo de que Deus tem mudado sua atitude para conosco, e isso tende a nos perturbar, atraindo sérios conflitos em nosso íntimo. As dificuldades pelas quais atravessamos nesta vida em nada irão mudar a atitude de Deus em favor daqueles que Ele aprouve salvar.
O cap. 8 de Romanos encerra com uma linda mensagem que todos os crentes deveriam colocar em seus corações. Paulo afirma que nada existe no universo que tenha qualquer poder de separar os salvos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus. Os homens mudam em suas atitudes; o mundo é sempre mutante em suas modas e costumes; tudo aqui vai de mal a pior e a expectativa de terror envolve este império de trevas, mas o relacionamento de Deus com seus santos jamais mudará. O entendimento correto a respeito do eterno amor de Deus em favor do Seu povo é de especial importância para nossa saúde espiritual.
A quarta razão por que o Sumo Pastor é nosso guia até a morte, é pelo fato que Ele mesmo conhece o caminho por onde devemos trilhar. O último verso do salmo 1 afirma que o “Senhor conhece o caminho dos justos...” Amado irmão, não é precioso saber isso? Ele conhece o caminho pelo qual atravessamos neste mundo porque Ele mesmo enfrentou. Ele se tornou o “Varão de dores” (Isaías 53:3) e em tudo foi tentado à nossa semelhança, mas sem pecado (Hebreus 4:15). Ele sabe quando somos tentados, perseguidos, provados. Ele jamais há de ficar decepcionado com aqueles que tanto amou e que aprouve salvar e cuidar. Que alegria do Senhor o motivo constante de nossa perseverança na jornada. (continua)                                 

Nenhum comentário: