quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

SALMO 90 (1b)



INTRODUÇÃO

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12)
         É bem provável que o tema a respeito da FRAGILIDADE HUMANA, venha desanimar o leitor de assentar e ler as mensagens deste Salmo 90. Talvez o amigo esteja a pensar que virá à tona um assunto desanimador, um tema que é desesperador. Afinal, por que o amigo vai parar a fim de ler aquilo que vai lhe lançar ainda mais na miséria e dissipar toda esperança de algo melhor? Afinal, tem tantas coisas boas para serem lidas a fim de se sentir bem, ou mesmo ouvir uma outra mensagem que tratará de algo mais positivo. Talvez no conceito do leitor, ler sobre esse assunto da FRAGILIDADE HUMANA, é gastar tempo com negativismo.
         Mas quero que o amigo pare um pouco para avaliar sua decisão. Será que vale a pena ouvir a verdade de Deus ao meu respeito, de que eu sou apenas um pobre verme que aqui rasteja por pouco tempo nesta vida? Pode bem ser que ao encarar essa verdade nosso orgulho será atingido em cheio. Mas é verdade que eu sou exatamente isso que é o tema básico do Salmo 90? É Deus quem está falando tudo isso ao meu respeito, e se é o Deus da verdade quem fala, se não é algo inventado por este pregador, então eu preciso me humilhar e apurar meus ouvidos para ouvir.
Mas o Salmo 90 não somente apontará a trágica miséria humana, o Espírito de Deus fará sobressair a glória do Grande Deus, para que o pecador, ao ver sua própria miséria possa achegar-se a Deus de toda Glória e encontrar Nele verdadeira felicidade. Não tem algo melhor para alguém que está padecendo de sede encontrar um copo de água; não tem algo mais precioso para aquele que está morrendo de fome do que encontrar a comida; não tem algo melhor para aquele que sofre uma enfermidade mortal do que achar o remédio que vai lhe proporcionar a cura. Com isso quero dizer ao amigo ouvinte, que a preciosidade do Grande Deus será vista e procurada pelo pecador que compreende sua miséria exatamente como Deus a descreve.
         Agora vamos ao assunto que nos interessa. Vamos apreciar as maravilhas do Salmo 90. Vamos nos assentar perante o Sumo Professor da Palavra a fim de que Ele nos guie em toda verdade. Moisés é o escritor da Salmo 90, e nesse salmo aquele homem de Deus entrou na presença de Deus, provavelmente na Tenda da Congregação onde normalmente falava face a face com Deus, e fez essa oração. O Salmo 90 é uma oração de um homem que não somente conhecia por experiência a miséria humana, (porque uma vez que o homem passa a conhecer ao Deus eterno, há de saber que o homem não passa de ser uma pobre e miserável criatura) como também vivia embevecido com a Grandeza do Seu Deus. Para Moisés o conhecer o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, foi algo infinitamente mais precioso do que toda riqueza que havia deixado no Egito.
Amigo leitor, eis aí o segredo da grandeza- conhecer o Deus da bíblia. Os homens lutam e se esforçam para conquistar mais força; os homens gastam seu tempo e energia para buscar mais conhecimentos e sabedoria neste mundo; os homens se esforçam para ajuntar mais e mais riquezas nesta vida, lutam para conquistar aquilo que jamais poderão segurar por muito tempo, mais eis aí um homem que desprezou tudo isso, e considerou tudo isso como lixo preferindo seguir e servir o Deus de seus pais e do seu povo. O próprio Deus afirma que a maior glória não está em possuir riquezas, nem força, nem sabedoria, mas a maior glória está em conhecê-Lo e saber que Ele é Deus.
Tendo isso em mente, o amigo vai sentir-se encorajado para ler as mensagens no salmo 91, porque é algo salutar para a alma. Eu sei que estamos em dias de tenebrosa apostasia e a mensagem que floresce hoje gira em torno dos interesses dos homens, dos direitos dos homens. Mas essa corrupção que assola o meio chamado evangélico, tem trazido sérias consequências, porquanto a mentira tem ocupado os corações dos homens com pensamentos errôneos a respeito de Deus.
O Salmo 90 na realidade são palavras ditas pelo Espírito Santo, e Ele é o Espírito da verdade, portanto, se o amigo voltar de coração para a mensagem desse salmo, sem dúvida alguma será posicionado diante da verdade. A verdade confronta nosso orgulho, e nos coloca ao pó, mas é a verdade que necessitamos de ouvir para nosso bem eterno.

Nenhum comentário: