quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (7)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
         ATITUDES CORRETAS: “Purificai as mãos, pecadores, e vós que sois de ânimos dobre, purificai o coração
         Caro leitor, vemos no primeiro grupo a necessidade de purificação. Não esqueçamos que Tiago era profundo conhecedor do sistema do culto judaico, por essa razão ele usa aquele antigo simbolismo, a fim de mostrar que todos os homens indistintamente precisam ser purificados. Isso só acontece quando ocorre verdadeira e genuína conversão. Mera decisão mental ou emocional não à mudança do coração; homens e mulheres que se mantêm distantes do Senhor no viver agem assim porque jamais conheceram o real significado da salvação bíblica.
         Caro leitor, quanto essa verdade precisa ser levada e apregoada à igreja em nossos dias! Os homens desconhecem a necessidade de purificação, porque jamais viram o estado de imundície no qual se encontra seus corações, desconhecem o que Deus diz a respeito deles, que são imundos (Isaías 64:6), e que onde põem suas mãos tudo é manchado e contaminado. Os chamados evangélicos atuais acreditam que são diferentes, que são uma raça mais aperfeiçoada, porque faz parte da pós-modernidade. Lembremos bem caro leitor, que nos dias de Isaías o povo judeu pensava assim, eles acreditavam que eram super espirituais e que Deus estava a favor deles. Eles simplesmente desprezavam as palavras cheias de advertências dos profetas, acreditando que eles eram mentirosos.
         Mas o fato é que o mesmo espírito de engano que erguia aquele povo em suas vaidades religiosas é o mesmo espírito que atua hoje, até mesmo dentro das igrejas com rótulos de “evangélicas”. É fato que os verdadeiros salvos estão em todos os lugares e eles são conhecidos como aqueles que se gloriam em Cristo, na cruz (Gálatas 6:14). Mas aqueles que estão mais alegres e mais atarefados em serviços religiosos, normalmente agem assim porque tais atividades servem de combustível que eleva o poder da carne e que salienta a justiça própria. Mas eis que a verdade chega aos corações enganosos e enganados, para declarar a todos que precisam ter suas “mãos” purificadas: “Purificai as mãos, pecadores...”. Isso não é brincadeira; isso não acontece com águas do batismo, nem conforme o método supersticioso de Pilatos, o qual para limpar sua consciência, simplesmente lavou as mãos (Mateus 27:24).
         Caro leitor, voltemos para o lugar onde todo pecador deve mirar pela fé – a cruz do Cordeiro! A mensagem santa chama homens e mulheres para que pelos ensinos aterrorizantes da lei vejam suas culpas, suas ofensas cometidas contra o Santo Senhor; vejam que foram já amaldiçoados com duras imprecações; que saibam que são sujos, e que por onde transitam neste mundo deixam suas marcas como lesmas. Não há diferença, não há qualquer igreja que possa mudar essa tão triste condição de homens e mulheres no pecado. Lembre-se que caímos e que nós mesmos, por decisão própria nos atiramos no lodaçal de maldades e de imundícies. Lembre-se que, na linguagem de Deus todos os homens estão cheios de chagas, da cabeça aos pés (Isaías 1:6). Por essa razão precisam dessa completa purificação que é feita por Deus (Tito 3:5), mas Ele só realiza isso em corações humilhados, confessos e quebrantados.
         Então, por que demorar? Por que brincar com sua condição tão carregada agora de orgulhoso religioso? Sem conversão genuína sua fé é vã, porque não é a fé que caminhou ao lugar certo; não se direcionou ao lugar da purificação. Não é momento para elevar-se ainda mais em soberba, porquanto perigo eterno ronda a alma de pecadores impenitentes! Aproveite enquanto o Salvador está perto e pronto para salvar todo pecador arrependido.
  

Nenhum comentário: