terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O QUE ACONTECE QUANDO DEUS PERSEGUE SEUS INIMIGOS (12)



Mas com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas perseguirá o Senhor os Seus inimigos” (Naum 1:8).

         Prezado leitor, já pude mostrar em que situação se encontram aqueles que pelos seus atos e pensamentos revelam ser inimigos do Senhor. Eles estão aprisionados em trevas e Deus os persegue com trevas. Homens e mulheres são mantidos assim e não percebem que das trevas não podem escapar e nem querem sair dali, porque já mostrei que é o lugar onde eles gostam de estar; é nas trevas que eles estão escondidos de Deus e só podem sair dali por meio da misericórdia salvadora do Senhor.

         Agora pretendo introduzir os atos do Senhor em Sua perseguição aos Seus inimigos. Certamente é necessário que essa verdade seja proclamada em nossos dias, porque a atual geração desconhece o Deus da bíblia. No meio dessa ignorância espiritual prevalecem os atos enganadores do pai da mentira, cortejando as almas e ampliando o orgulho.

         Mas, o fato é que o mesmo Senhor que atuou no passado, continua e continuará atuando na salvação dos perdidos e lidando com Seus inimigos. O reino é Dele, a glória é Dele e é Ele o Juiz que atua no sempre e que jamais deixará o culpado por inocente (Naum 1:3). O Deus da revelação bíblica não está distante; não está tão ocupado que os atos dos homens não são vistos por Ele. Nosso Senhor reina e opera com misericórdia, justiça e Juízo (Jeremias 9:23). Ele é o Senhor dos Exércitos e continuamente está lidando com Seus inimigos.

         O Senhor persegue Seus inimigos com as trevas da dúvidas. Justamente porque nas trevas não há direção, por isso homens e mulheres têm seus corações sobressaltados pelas dúvidas no que diz respeito à eternidade. Homens e mulheres no pecado sabem bem o que querem desta vida. Há neste mundo luzes suficientes para orientá-los quanto às suas decisões a respeito de seus interesses seculares. Mas, nas trevas os inimigos do Senhor nada sabem do que lhes espera na eternidade, por isso “vagueiam em trevas” (Salmo 81:5). O conforto que os inimigos do Senhor recebem baseia-se numa esperança terrena; a alegria deles está ancorada num mundo melhor, por isso esperam riquezas e prazeres; ambicionam lucros passageiros e ajuntam seus tesouros onde ladrões roubam, por isso cada dia sendo novo dia são surpreendidos com más notícias. Cada dia ladrões invisíveis chegam para furtar aquilo que tentaram ajuntar anteriormente.

         Os inimigos desconhecem que a realidade da vida está nas coisas eternas e não naquilo que ajuntamos aqui. Continuamente Deus rasga esse presente e ignóbil viver. Homens e mulheres ajuntam seus tesouros terrenos a fim de sentir segurança contra a morte, mas furtivamente chegam os ladrões como as enfermidades e outras dificuldades que chacoalham a vida. Os inimigos pensam que a vida consiste em obter mais felicidade terrena, mas quando gastam seus bens a fim de obterem o que eles intitulam de verdadeira felicidade e sabor de experimentar a vida, logo descobrem que precisam retornar à realidade.

         Buscar felicidade neste vale da sombra da morte é como jogar uma bola numa ladeira, ela subirá pelo impulso, mas logo vai descer. Todos continuamente estão sendo chamados de volta ao vale, e na inevitável volta, a alma estará envolta em depressão e angustiada. Se houve a alegria de uma refeição hoje; se tiveram felicidade na companhia dos parentes e amigos; se foram aos seus divertimentos preferidos, não demora em que todos sejam atraídos de volta ao vale.

         A realidade da vida consiste em estar plenamente certo para onde irá após a morte. Somente a alma salva sabe com certeza para onde irá. Quando o Senhor Jesus salva o perdido da condenação eterna, Ele também passa a ser o Pastor que conduz a alma salva pelo caminho certo: “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos...” (Salmo 1:6). O salvo trilha a vereda iluminada pela graça que o leva ao céu, e ele segue para lá em plena convicção de fé.

         Tem algum leitor que foi tocado pela verdade revelada? Tem alguma alma que não se afastou pelo orgulho? Tem alguém que enfrentou claramente sua condição perante Deus e anela ter essa segurança eterna? Então, digo e afirmo que o Salvador veio ao mundo para retirar essa alma dessa triste condição e guia-la rumo ao céu. Ele mesmo afirmou: “...quem me segue não andará nas trevas...” (João 8:12).


Nenhum comentário: