terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O PREÇO ATERRORIZANTE DO PECADO (27)



Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
A GRAÇA NA LEI (continuação):
         Prezado leitor, minha oração é que a verdade a respeito da plena suficiência da graça chegue ao santuário de sua vida, brilhando a doce verdade da tão grande salvação que procede tão somente do Senhor. Tenho procurado mostrar como era a atuação da graça durante o período da lei. A verdade é que o Espírito de Deus ilustra essa atuação de tal maneira que deve atrair nossa atenção. Pudemos ver que era sinal de bênção quando a graça estava presente; que a face de Jeová estava voltada para Seu povo, ou mesmo no trato com algum indivíduo.
         Rapidamente tomo a vida de um ilustre rei de Judá – o rei Asa, conforme 2 Crônicas caps. 14, 15 e 16.  O reinado dele em Jerusalém foi uma resposta da graça para uma nação em plena decadência espiritual. Mas mesmo homens de Deus como Asa experimentaram o gosto amargo de ter o afastamento da graça de Deus. A liderança de Asa sobre Jerusalém e Judá foi de um precioso avivamento durante dez anos, porquanto procurou não somente tirar toda e qualquer imundícia que pervertia a nação, como também lutou para que o povo voltasse de todo coração para a obediência à lei de Deus. Foi cercado de profetas, homens de Deus que sempre o incentivavam a prosperar em fazer a vontade de Deus. A grande demonstração de sua fé no Senhor foi quando guerreou contra os etíopes e conquistou uma esplêndida vitória, devido a sua confiança em Deus.
         Porém, depois dessa grande subida espiritual, veio o momento da decadência espiritual desse homem de Deus, simplesmente porque jogou fora a chance de confiar no Senhor e conquistar nova vitória. O que parecia ser vitória para Asa ao pagar o ímpio rei da Síria a fim de defendê-lo contra Baasa, rei de Israel foi o princípio de sua derrota. Foi naquele momento de grande fracasso que a graça simplesmente se afastou, e o que aconteceu? Imediatamente o coração de Asa endureceu. Quando foi repreendido pelo profeta Hanani revelou arrogância e crueldade, não somente com o profeta, mas também com a nação. Parece que não houve mais humilhação para esse homem até sua morte, prevalecendo assim um contínuo endurecimento.
         Amigo leitor, cuidado com a ausência de um coração humilhado. Lembre-se que a ausência da graça na vida de uma pessoa pode ser identificada pela prosperidade material. Satanás aparece para engordar o corpo e emagrecer a alma. Deus permite que os homens em sua rebelião contra a verdade experimentem as recompensas transitórias deste mundo. O que acontece é que sob o teto da Ira divina até parece que Deus está aprovando com bênçãos. Não foi assim com o perverso Caim? Quando deu as costas à salvação de Deus, correu célere em busca de um mundo melhor, e o achou. Quando o homem é surdo para a graça, seus ouvidos ficam apurados para ouvir a suave voz da serpente; quando os olhos estão cegados para a glória do Salvador bendito, eis que o brilho da Sodoma mundana fascina seu coração.
         A mensagem do evangelho proclama que há salvação para a alma arrependida, para o coração aflito que busca incessantemente os tesouros eternos. Cristo Jesus veio ao mundo. Cristo Jesus veio ao mundo em busca de pecadores assim. Quando entrou em Jericó, simplesmente ignorou a multidão, a fim de encarar Zaqueu e levar-lhe a salvação (Lucas 2:10).
         Prezado leitor, qual é a condição do seu coração neste momento? É um pecador em busca do descanso eterno? É uma alma em busca da gloriosa salvação? É um errante em busca do caminho certo rumo ao céu? É uma alma que sente sua gravíssima culpa e anseia achar o perdão completo e eterno? O Filho de Deus veio ao mundo buscar você e está tão perto e pronto para salvar.

Nenhum comentário: