terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (12)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)

         SENTIMENTOS CORRETOS: “Afligi-vos, lamentai e chorai...”

         Caro leitor, quanta confissão tosca e vã aparece em nossos dias! Sem a verdadeira confissão não há mudança no pecador, pois ele continuará sendo mundano, medroso e indeciso no tocante a Deus, mas o fato é que as atitudes mostrarão com clareza que não há titubeio nas decisões para a carne e para o mundo, pois seu tesouro está onde mora seu coração. Veja o homem cujo coração não pertence ao Senhor. Ele é mundano e carnal, mas procura proteção numa falsa confissão de fé.

         Caro amigo, os sentimentos corretos em relação a Deus, certamente não são agradáveis a nós seres humanos, acostumados a buscar sentimentos inúteis em nossa jornada pecaminosa. Somos por natureza, humanistas por isso gostamos de receber aplausos, elogios, consolo e bênçãos daqueles que estão na mesmíssima condição na qual estamos. Mas, os sentimentos em relação a Deus não podem ser fabricados pela carne, nem erigidos pelas uma atmosfera religiosa. Tais sentimentos são obras do Espírito Santo mediante a mensagem de salvação. O caminho de luz é devastador para o velho homem, o qual precisa ser arrastado à presença de Deus. O caminho de luz é aterrorizante para quem está acostumado a se enveredar pelos caminhos escuros do pecado e do mundo.

         Outro detalhe, a natureza humana prefere se humilhar diante do príncipe deste mundo; prefere arrostar-se perante a tirania daquele que é homicida e pai da mentira, do que cair perante a verdade que foi revelada a nosso respeito. A glória de Cristo mobiliza os sentimentos humanos a sentirem ódio e ranger os dentes, como reagiram os algozes de Estevão (Atos 7:54). Ó meu caro leitor, pode você meditar nessas verdades? Será que você ainda desconhece o que realmente significa a natureza maligna do pecado? Buscar a Deus? Como? Não há quem busque a Ele (Romanos 3:11), por isso é Ele quem tomou a iniciativa de buscar o perdido. Veja o que o Senhor afirma em João 6:44: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer...”. É fácil decidir ser religioso, é até mesmo um caminho mais atraente à carne, porque realça mais as cores da justiça própria. Mas para o homem subir em direção ao Senhor, precisa ser pela força incrível da poderosa e insofismável graça de Deus.

         Digo mais que é por natureza o homem odeia até mesmo pensar em se humilhar voluntariamente perante o Senhor. Os homens no pecado são inimigos do reino de Deus; não querem prostrar perante o soberano Rei; não suportam nem aceitam o Seu senhorio. Então, como vão curvar perante Ele numa atitude que demonstre genuína conversão? Digo mais, que os homens no pecado jamais hão de admitir seu estado de pecadores; a enfermidade mortal dessa “lepra” contagiosa não é sentida por eles, por essa razão, porque hão de clamar como doentes pela verdadeira e eterna cura?

         Caro leitor, a alma não convertida não suporta o fato que é condenada e que realmente é digna dessa prisão eterna de sofrimento. Então, como agirá em busca de perdão e reconciliação? Note bem amigo, como é medíocre aquele que religiosamente crê na competência do homem. Em Romanos 5 Paulo fala que os crentes foram reconciliados com Deus (Romanos 5:10). Então, note bem que se não for Deus reconciliando o homem consigo mesmo, jamais haverá da parte de qualquer pecador a decisão de reconciliar-se com Ele.

         Creio que essas verdades expostas podem mostrar aos não convertidos que é o caminho da humilhação para a verdadeira conversão a Deus. Quando o homem se humilha, eis que o Senhor chega como Salvador e Senhor.

Nenhum comentário: