quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

APRESSADOS PARA O ARREPENDIMENTO (2)



Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”Apocalipse 3:19)
         INTRODUÇÃO (continuação):
         Caro leitor, na primeira lição procurei mostrar o que o Senhor – o grande AMÉM fala com a igreja de Laodicéia. Ele afirma que conhece as suas obras e que essas obras provam que não são salvos; que a fé não é de ouro celestial; que não há fruto de arrependimento. Ó, quantos falsos crentes têm invadido a igreja de Deus em nossos dias! Ó, quantos joios têm crescido no meio do trigo! Ó, quanta necessidade há de pregar o arrependimento e conversão dentro das igrejas em nossos dias! Mas, prossigo mostrando na introdução a maneira como o Senhor comunica-se com Laodicéia.
         3.      O Senhor mostra o estado de orgulho espiritual: “Estou rico e abastado”. É exatamente isso o que acontece quando homens e mulheres estão religiosamente satisfeitos. Satanás chega bem disfarçado de anjo de luz, a fim de conceder-lhes falsa paz. Quando homens e mulheres desconhecem o novo nascimento, seus corações ficam hipnotizados pelas doutrinas; elas chegam para engordar o cérebro e fartar a alma de orgulho. Quando homens e mulheres desconhecem em suas vidas o temor do Senhor, o real significado da depravação total em suas próprias vidas, as doutrinas vitais da graça são abraçados com orgulho e ficam envaidecidos pelo grande conhecimento da cultura bíblica. As doutrinas da segurança eterna, da eleição, da predestinação, da filiação, etc. são adornos do Espírito Santo para a igreja, assim como as joias levadas pelo servo de Abraão foram destinadas à Rebeca (Gênesis 24).          Caro leitor, quando ímpios se adornam das joias eternais compradas por Cristo na cruz, essas joias da graça são manchadas pela iniquidade no viver, e isso se torna motivo de blasfêmias. Por essa razão vemos milhares contentes, enfeitados pelos falsos mestres com as belas doutrinas. Eles estão satisfeitos consigo mesmos; estão usufruindo a paz, não a que vem da cruz, mas a paz do pecado e a paz com o pecado. Por essa razão ficam furiosos quando ouvem a mensagem da cruz e estão prontos a escorraçar pastores sérios e leais à verdade. Não há paz pior do que a paz embutida num coração não santificado, por meio de falsos mestres.
         4.      O Senhor mostra que não pertencem a Deus: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo”. Veja caro leitor, como o Senhor deixa claramente explicada em poucas palavras a maneira como Ele lida com os salvos: “Eu repreendo e disciplino...”. Não fomos salvos para viver em “piquenique” neste mundo; não fomos salvos e soltos para viver conforme o mundo e a carne. Nossa salvação é completa, pois trata não apenas da penalidade, como também da nossa santidade diária e nos prepara para a glória que há de vir. O Espírito de Deus foi dado aos crentes, a fim de adornar os santos para o grande encontro com o Noivo amado. Fomos salvos a fim de sermos arrancados deste presente século perverso (Gálatas 1:4). Isso tudo envolve disciplina e disciplina. Vemos isso em Hebreus cap. 12, bem como em todas as cartas de Paulo, de Pedro e de João. O viver do crente está ligado a lutas e provações e muitos passam por veredas penosas na vida. Muitos são surpreendidos por dificuldades tais e somente a graça para fazê-los entender as razões de tudo, por isso podem volver a Deus em ações de graças.
         Ó caro leitor, o evangelho bíblico norteia os santos pelas veredas certas da graça. É importante que a disciplina de Deus sobre os crentes são provas de que eles pertencem ao Senhor, que foram comprados com sangue e são preciosidades da graça. A ausência de disciplina no viver, uma vida confortável de aliança com o mundo e com a iniquidade faz parte do coração mundano, mesmo que esteja sob o manto evangélico.
         A mensagem do evangelho chega aos corações com as palavras do Senhor dirigidas às almas enganadas e iludidas: “Sê pois zeloso e arrepende-te!”

Nenhum comentário: