quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (8)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
         OS APARENTEMENTE HUMILDES: “...e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração”.
         Caro leitor chegou o momento para que investiguemos dentro da igreja esse grupo apresentado por Tiago, aqueles que por fora parecem piedosos, humildes, mas nada tem de uma fé estruturada na verdade. Tiago os intitula de: “...vós que sois de ânimo dobre...”. Oh! Quanto a Palavra de Deus é reveladora! Vivemos em dias quando a fé é apresentada aos homens como um ingresso para o céu. Homens e mulheres têm sido persuadidos por fora de que estão salvos, quando jamais a verdade foi mostrada por dentro. Digo isso porque eu mesmo em meu ministério tenho presenciado uma terrível reação da parte de muitos que são descobertos pela verdade do evangelho. Quando tratados por fora são boas pessoas, dedicadas, fieis e aptas para ajudar o pastor e a igreja. Mas basta o evangelho chegar como espada e penetrar em seus corações, imediatamente são descobertos e a reação deles é muitas vezes perversa.
         Creio que precisamos investigar melhor o que Tiago fala no texto: “...vós que sois de ânimo dobre...”. A ideia é que a luz que receberam resultou numa batalha interna; a alma está dividida, num conflito interno. A verdade entrou em confronto com as trevas de um coração ainda mundano e carnal. Veja caro leitor, o resultado é triste, porque por fora o que vemos? Vemos simplicidade e ingenuidade. Não vemos a verdadeira fé em ação; não vemos soldados fieis postos na batalha; nada disso resulta em genuína piedade, santidade, testemunho e adoração a Deus. O que a pessoa recebera deixou-a por fora religiosa, mas por dentro está escondida uma verdadeira batalha, ele se encontra espiritualmente como se fosse numa guerra civil.
         Qual é o problema dessa pessoa? A resposta Tiago dá no texto: “...limpai o coração”. Note bem, caro leitor, que por fora parece haver humildade, a pessoa luta para manter uma fachada de crente, mas por dentro seu problema está no fato que seu coração não foi purificado. Ele continua com seu coração incircunciso, continua sujo perante Deus e incapaz de cultuar a Deus. Por essa razão essa alma está em conflito e tudo isso aparece quando a mensagem do evangelho chega com sua luz e descobre isso. O que acontece com aqueles que são de ânimo dobre? A certeza externa não está de acordo com seu coração. Por fora a pessoa há de afirmar que é salva, que aceitou Jesus, que vai para o céu. Mas a verdade é que faltou a conversão genuína, pois não houve quebrantamento, para que a alma fosse levada até ao lugar certo de purificação.
         Milhares vivem assim, porque não sabem se são de Deus ou são do mundo. Mas, não existe terreno neutro no tocante às coisas de Deus. Os que são de ânimo dobre são mundanos no íntimo. Mesmo que procurem ser crentes, mesmo que por fora façam tudo para declarar que são salvos, suas vidas serão sempre indecisas. Tais pessoas não têm a verdadeira fé vencedora, decidida. Elas agem como a mulher de Ló, a qual mesmo sendo puxada para fora do local de juízo; tinha força suficiente para voltar para o lugar que tanto amava (Gênesis 19). Aqueles que são de ânimo dobre não sabem se são de Deus ou se são do mundo. Elas estão sempre mirando a beleza deste mundo, sempre estão contemplando aquilo que tanto amam no íntimo e seus corações estão no lugar onde está seu tesouro.
         Caro leitor, o momento agora é de terrível guerra e exige homens e mulheres decididos. As almas não convertidas de coração devem agora correr para o Senhor em santa humilhação. Qualquer atitude de orgulho só resultará em maior prejuízo, porque a soberba empurra o homem para fora do ambiente realmente espiritual.

Nenhum comentário: