quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 23 (28)



“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” (verso 3)
A CERTEZA DE SER GUIADO NO CAMINHO CERTO “Guia-me pelas veredas da justiça...” (sétimo)
           Muitos homens acham que são verdadeiros heróis quando praticam sexo fora do casamento, e estão enganados, porque a força de um homem não é medida em fazer sexo ilícito destruindo vidas e famílias. A força de um homem está em ter o caráter cristão para vencer o mal em todas as suas manifestações. Para o mundo, José no Egito, não passa de ser um efeminado, mas Deus está exibindo nas páginas de Sua Palavra, um dos grandes heróis da fé, que enfrentou o poderoso gigante da impureza, pondo a honra e glória do Seu Deus em destaque perante a pervertida mulher de seu patrão (Gênesis 39:9). No caso do rei Davi, o pecado do adultério, atraiu o pecado do assassinato, porquanto teve de matar Urias para esconder sua atitude perversa. Eis que o grande conquistador nas guerras contra os inimigos do povo de Israel foi derrotado e fulminado na batalha espiritual. Essa história ficou registrada nas Escrituras para nos servir de advertência, a fim de que todos nós lembremos que estamos sujeitos ao mesmo pecado e que devemos continuamente viver na dependência de Deus e na obediência à Sua palavra. Sem o poder de Deus, somos miseravelmente fracos diante do poder atraente, lisonjeador, destruidor e enganador desse pecado que tem derrubado a muitos.
5. Somos guiados pela VEREDA DA JUSTIÇA quanto ao nosso compromisso familiar. Ao homem crente, casado é ordenado a amar sua esposa (Efésios 5:25), e ao dar o amor devido à “mulher da sua mocidade”, estará trilhando a vereda da justiça. O amor bíblico é explicado em Romanos 12:9: “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.” A tradução melhor deveria ser: “Detestando o mal, apegando-vos ao bem.” Paulo apresenta o caráter do verdadeiro amor de Deus no salvo, como uma atitude destituída de hipocrisia. Em seguida, ele afirma que esse amor vai manifestar a atitude de detestar o mal, e apegar-se ao bem. O amor do marido para com sua esposa vai levá-lo a tê-la como única em seu coração, e conseqüentemente vai afastá-lo dos perigos, que podem induzi-lo à contaminação até mesmo na mente, com outras mulheres. Muitos homens puxam o mal para dentro de suas próprias casas quando assistem filmes imorais ou mesmo permitem que seus filhos venham a assistir. Que venhamos a afastar dessa miserável atitude.
A posição do homem é de rei em sua casa, e ele deve tomar a mesma atitude que o salmista tomou: “Cantarei a bondade e a justiça; a ti, Senhor, cantarei. Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa terei coração sincero. Não porei cousa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará.” (Salmo 101:1-3). Será que os homens estão dispostos a tomar a mesma decisão e assim lutar para que o mal não entre em seu coração, nem em sua casa?  Outro detalhe importante é que quando o homem crente, cerca sua casa, para que jamais a imoralidade venha entrar, ele estará dando proteção não somente aos filhos como também à sua esposa. (continua)

Nenhum comentário: