quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

SALVAÇÃO SOMENTE EM DEUS (16)



"Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim; e o que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora" João 6:37.

Amigo leitor creio que tu já pudeste ver que é grandiosa e rica a mensagem do Senhor Jesus neste tão deslumbrante verso de João 6:37. O que vemos aí é o trabalho do Deus Soberano. Deus, o Pai, foi quem escolheu aqueles a quem haveria de salvar; e Ele dá o eleito ao Filho e o Espírito Santo é quem realiza a obra de vivificar o pecador e levá-lo aos pés do Salvador. E vimos na parte final do verso lido a maneira que o filho recebe o pecador levado a Ele.

Nele, no Salvador Bendito, o eleito é justificado e perdoado; Nele o eleito é selado pelo Espírito (Efésios 1:13); Nele o eleito é reconciliado e é destruída a barreira que existia contra Deus; Nele o eleito é nascido de novo, passando a ter a natureza de Deus; Nele o pecador passa a ter vida eterna, a vida que há no Filho; Nele o pecador é filho do amor de Deus, passando agora a desfrutar da família de Deus, gozando para sempre os seus favores paternais; Nele o pecador é livre da maldição aterrorizante da lei, a qual condena o melhor entre os homens. Nele o pecador torna-se participante do reino sacerdotal e é usado por Deus no trabalho de conduzir pecadores aos pés do Senhor. Nele não há mais temor do inferno, pois é alguém que teve a bendita sorte de ter o seu nome escrito no livro da vida do Cordeiro.

Amigo leitor é impossível aqui descrever a multiforme grandeza que o eleito tem em Cristo. O Senhor Jesus afirma que de modo nenhum Ele o lançará fora. Por que o fará isso? Não! Absolutamente não! Ele veio ao mundo para dar a sua vida em resgate dos seus, e como é que vai recebê-lo? Com todo prazer! O seu terno coração pulsa pelos escolhidos, e o evangelho poderoso é o instrumento que Ele usa para chamá-los em todos os cantos da terra. Tudo isso é realizado pela sua maravilhosa graça; graça que supera toda multidão de pecado; cobre toda transgressão; anula toda culpa; rasga todo débito; vence todo reino do diabo e põe o eleito assim nessa sublime e gloriosa posição.

Amigo leitor será que tu podes acercar-te dessa verdade? Tu jamais entenderás a multiforme sabedoria de Deus enquanto tu permaneces em teus pecados. Todo ensino da graça será apenas loucura para ti, porque é o ensino que só pode ser ministrado pelo Espírito Santo nos corações. Tu estarás sempre separado da vida de Deus por causa da dureza e obstinação do teu coração.

Mas, quero ir adiante em meu depoimento acerca desse verso lido. Quero realçá-lo o mais que eu puder para que chegue ao teu entendimento. Não quero que tu penses que a verdade está longe de ti, mas sim, quero que tu saibas que a salvação está perto de ti. Se eu puder, vou guiar-te até perto da cruz a fim de que tu possas entender que não há resgate fora do sangue derramado. Pode ser que a tua situação seja hoje igual a do cego Bartimeu, que ao ouvir que era Jesus que passava, clamou: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim". Ele deixou sua capa, e correu para o encontro daquele que logo lhe restaurou a vista.

Pode ser que tu estejas assentado e crendo que não tem mais jeito; que já tentou de todas as maneiras; foi na igreja tal; foi naquela outra, mas nada resolveu o problema principal que é salvação eterna. Somente há resposta certa com aquele cujo ministério é salvar. É a função Dele - unicamente Dele. Porque procurar em outro lugar? Porque procurar água em cisternas rotas, quando a fonte de água viva que salta para a vida eterna está a jorrar? Ela nunca cessa; nunca esgota. Esse amor revelado na cruz é amor sempiterno. Se tu recusas agora, pode ser que amanhã será tarde demais, e tu ficarás ciente por toda a eternidade que a culpa foi tua, e não de Deus. Tu não queres beber da água viva para a tua sede espiritual, a fim de nunca mais ter sede, então tu beberás o cálice da ira de Deus.

Quero te explicar agora que tudo isso tu adquires pela fé. Tu já viste a tua trágica situação de condenado, tu já viste que grande é a tua culpa; que tu te achas agora debaixo da ira de Deus; tu não estás te escondendo em tuas desculpas a fim de continuares em teus pecados. Tu estás com o coração aberto diante de Deus; não há nada escondido, porque tu já sabes que não há meios de encobrir qualquer coisa diante do Senhor. É assim que tu estás? Então, que maravilha! Tu és alguém que creu! Deus declara que a pessoa que crê é bem aventurada. A tua fé para Deus é suficiente; é o acerto de contas.

A Bíblia diz a respeito de Abraão, que ele creu e isso lhe foi imputado por justiça. A fé genuína, operada pelo Espírito no coração, é o que satisfaz a Deus. O ladrão na cruz foi salvo porque creu; Zaqueu foi salvo porque creu; Saulo caiu prostrado por terra no caminho de Damasco, mas ao ouvir a voz do Senhor, Saulo creu. Ah! Mas há tanta coisa que Satanás põe no caminho! Quanto embaraço para o pecador não confiar em Jesus, numa fé singela que repousa na suficiência Dele.

         Quantos estão segurando em suas obras! Isso é um estorvo à fé. Deus não pede as tuas obras, meu amigo! Elas são mortas, mas Ele pede que tu creias. Tal fé vai produzir obras que agradam a Deus. Quantos estão segurando nas suas tradições! Ah meu amigo, tudo isso é palha seca para Deus. Confiar em teu batismo, em tua igreja; em tua aparência. Tudo isso tem aparência de piedade, mas não passa de engano da carne. Tu queres, à semelhança de Caim, ofereceu a Deus produto da terra? O Cordeiro de Deus foi à cruz para se o substituto do pecador. Neste momento tu queres recebê-lo para que Ele seja o teu Salvador e Senhor.


Nenhum comentário: