sábado, 27 de dezembro de 2014

CRISTO AMOU A IGREJA (38)



“...porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5)
O PERFIL DO AMOR DO NOIVO:
         Prezado amigo leitor, que nossas almas estejam vibrando de alegria em face do amor eterno que nos cerca: “...porque o amor é forte como a morte; duro como a sepultura o ciúme...”. Se as chamas do inferno jamais acabam, as chamas do amor de Cristo estão acesas em cuidar, proteger, purificar e santificar os santos. As chamas do inferno causam terror nos ímpios, mas o fogo do amor de Cristo destrói toda palha, queima toda aparência, remove todo carnalidade e mundanismo e faz aparecer a verdadeira santidade que vem do coração.
         Crentes, não tenhamos medo do amor; acheguemos perto, porque assim nossas almas são elevadas à verdadeira felicidade. Nossa alegria e regozijo estão na fonte certa. Quanto mais perto do mundo, mais frágeis e inconstantes seremos. Quanto mais alimentarmos a carne com suas paixões, piores seremos, inúteis na sociedade e sempre buscando atividades religiosas para compensar nossas falhas. Nosso aperfeiçoamento está em conhecer mais o amor do Noivo amado, senão viveremos sempre tentando costurar a vida cristã. Assim como o oceano não precisa de ajuda para estar cheio, jamais acrescentaremos qualquer quantia do nosso amor ao Seu amor, a fim de manter cheio o amor do Noivo. Amor humano é estranho no ambiente do amor eterno. Toda nossa tentativa é inútil e se agirmos na carne como Pedro, fatalmente negaremos o Senhor. Ele não precisa do nosso amor para que possa nos amar mais. Se estivermos amando a Ele é porque Ele nos amou primeiro. A nossa reciprocidade jamais alterará o amor eterno. Não há negociação no amor do Noivo!
         Amado leitor, o que posso acrescentar mais? Se quisermos conhecer em nossas vidas o significado do amor do Noivo, obviamente temos que negar a carne e viver perto Dele. Mais perto do Amado na Palavra e na oração; mais perto do Amado em humildade, confissão e santa dependência Dele. Realmente é humilhante para a carne, porquanto o fogo do amor queima o orgulho e faz desaparecer toda farsa da carne. Perto do amor do Noivo verdadeiramente desceremos em nosso auto-conceito de grandeza, fama e capacidade própria. Mas quão salutar é isso!  No ambiente sagrado onde toda atmosfera é do amor santo, inevitável é que desçamos, porque esse é o modo de subir sem precisar de pára-quedas. O rei Uzias subiu em afrontosa arrogância, como uma bexiga bem cheia, mas bastou um simples toque do dedo de Deus para a vertiginosa queda que o levou à morte (2 Crônicas 26).
         Outro detalhe importante para ser cravado em nossos corações é que satanás se disfarça bem como se fosse o noivo. Ele tem um amor bem atraente à carne especialmente em nossos dias quando se disfarça como um anjo de luz. Muitos são engabelados na carne e começam a desprezar o amor do Noivo amado, simplesmente porque parece ser mais fácil e menos corrosivo para a natureza carnal. O amor do invisível sedutor é mais popular e parece ser muito mais atrativo às multidões. Satanás procura ser bem humanista e preocupado com as multidões, como Judas que parecia tão ocupado em ajudar os pobres, mas não passava de ladrão (João 12:6).
         No amor do Noivo é que somos úteis. Não fomos chamados para agradar as pessoas, a não ser naquilo que edifica suas vidas. Quando o Noivo é exaltado em nosso viver, certamente estaremos aptos para servir nosso próximo, do contrário estaremos aceitando as lisonjas religiosas. O mundo tem o que precisa para ornamentar o caminho largo e engrandecer seu príncipe. Os santos de Deus têm no amor do Noivo o peso da verdade e da santidade para servir ao próximo, da maneira de Deus e no tempo de Deus.

Nenhum comentário: