sábado, 27 de dezembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 23 (25)



“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” (verso 3)
A CERTEZA DE SER GUIADO NO CAMINHO CERTO “Guia-me pelas veredas da justiça...” (quarta) 
Amado leitor, nessa guerra para viver uma vida santa e justa o crente tem que resistir. Continuamente seremos tentados a ceder, e as estratégias de satanás são muitas, porque ele conhece as áreas frágeis da vida do crente. Ele fará de tudo para tirar o crente da Palavra. O ser guiado pelas veredas da justiça indica que Deus tem mostrado em Sua própria Palavra, quais são essas veredas da justiça. Tudo já foi planejado e apresentado por Deus quanto ao caminho pelo qual seremos guiados nesta vida. A Bíblia será o guia do crente. Em todas as áreas de nossas vidas, a Palavra de Deus, ensina como Ele nos guia pelas veredas da justiça. Examinemos essas veredas, conforme o próprio Deus apresenta-nos em sua gloriosa Palavra.

1. Somos guiados PELA VEREDA DA JUSTIÇA em nossa linguagem. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe...” (Efésios 4:29). Essa manifestação de injustiça é marcante em nossos dias, quando vemos as pessoas soltando suas corrupções do coração pela língua. Isaías viu o horror dessa iniquidade em sua vida quando teve a visão do Senhor no templo. Ele disse: “...ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros e habito no meio dum povo de impuros lábios...” Nenhum crente genuíno vai tolerar em seu viver essa prática maligna. Ninguém pode ser um verdadeiro crente e usar seus lábios para a maldade das palavras torpes, imorais, piadas sujas e ofensas contra outros. Faz parte da justiça de Cristo que tratemos com respeito nossos semelhantes, da mesma maneira que almejamos ser tratados. Uma linguagem continuamente suja pode indicar que não houve uma limpeza no coração e revelar que a pessoa ainda não é salva.
2. Somos guiados PELA VEREDA DA JUSTIÇA quanto aos nossos compromissos sociais. A Bíblia é bem clara, em exortar aos que são empregados, para trabalharem com honestidade, fazendo tudo, não para serem vistos pelos homens, mas sim por Deus, de quem devemos esperar justa retribuição. Deus sempre honrou autoridade. Uma ilustração disso está na vida da serva de Sara, Hagar. Sara começou a maltratar-lhe quando viu que ela estava grávida esperando um filho de Abraão. Hagar sentiu-se humilhada e afrontada, e tomou a resolução de fugir. Mas Deus encontrou-a e mandou que ela voltasse e se humilhasse nas mãos de sua patroa. (Gênesis 16:8, 9). Deus também ordena aos patrões, que tratem com justiça seus empregados, lembrando que há um Senhor no céu (Colossenses 4:1). Essa prática desonesta de explorar empregados teve séria repreensão divina no Velho Testamento, ao ponto de Deus atrair punição ao povo de Israel tirando o povo da terra e entregando aos babilônios. A avareza e a mesquinhez nada podem fornecer senão miséria e destruição. Nada possuímos, porquanto tudo pertence ao Senhor. (continua)    

Nenhum comentário: