terça-feira, 23 de dezembro de 2014

CRISTO AMOU A IGREJA (34)



“...porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5)
O PERFIL DO AMOR DO NOIVO:
         Amigo leitor, o que os salvos devem saber a respeito dessa frase: “...porque o amor é forte como a morte...”? O Noivo amado mostra que Seu amor não é leviano, inconstante, nem covarde. A morte é exigente, dominadora, forte e invencível quando toma para si seus fregueses. O amor do Noivo é assim também, só que age em contraste com a função da morte. A morte toma os homens para lançá-los no inferno, o amor de Cristo toma os salvos para levá-los para a glória eterna. A morte diz: “Esses são meus, porque o pecado entregou-os para mim”. O Noivo diz: “Esses são meus porque o Pai me deu antes da fundação do mundo”.
         Já pudemos ver que o Noivo enfrentou a morte e arrancou os eleitos do seu domínio. A ressurreição do Filho de Deus foi o golpe dado na morte para que os santos de Deus pudessem ser arrancados da prisão eterna; para que não perecessem (João 3:16). Cada pecador que é salvo é prova clara que o amor sobrepuja todo poder da morte neste mundo. Cristo está chamando pecadores da morte para a vida (João 5:24). A Palavra de Deus é uma comunicação do Senhor aos que antes estavam mortos, mas agora receberam a vida que há no filho. Que prova do poder descomunal do amor! Quem pode contra esse amor? “Ele vos deu vida estando vós mortos...” (Efésios 2:1). Homens e mulheres que antes estavam surdos, agora podem ouvir: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouçam...”! Os que antes estavam cegos, podem agora vislumbrar a glória do Filho de Deus! Os que antes eram ovelhas errantes, agora têm seu Pastor que jamais abandona Suas ovelhas (João 10). Os que antes estavam debaixo da Ira, agora são guardados e protegidos pelo amor eterno (1Pedro 1:5).
         Então, caro leitor, pode o forte amor do Noivo exigir algo do Seu povo? Pode o Senhor admoestar Seus santos? Pode esse Amor eterno reivindicar santidade, pureza e consagração por parte de cada um dos que foram chamados? Claro! Somos nós devedores a Ele sempre e eternamente! Caiamos perante Ele em adoração! Sirvamos com alegria ao Rei, como súditos voluntários! Que jamais brinquemos com esse amor! Que jamais sejamos atrevidos, andando em caminhos tortuosos! Que jamais brinquemos com injustiças, usando os membros de nosso corpo para servir a iniqüidade!
         Meditemos juntos a respeito desse forte Amor. Esse amor do Noivo é conquistador. Foi o Seu braço forte que tomou pecadores indignos e miseráveis como nós. Foi Seu braço forte que entrou nos lugares terríveis desse vale; foi Seu forte braço que quebrou as trancas de ferro e os portões de bronze (Salmo 107:16) e tirou das prisões os cativos do diabo! Foi o braço forte que venceu as distâncias e achou os eleitos nas nações, tribos, cidades, valados, becos, encruzilhadas, hospitais, etc. A voz do Noivo ecoou forte e majestosa por meio do evangelho: “Vinde”! A voz do Noivo fez estremecer o mundo, o diabo e os demônios: “Não toquem nos meus amados, eu morri por eles e exijo que sejam entregues, todos a mim”!
         O Noivo amado ainda está chamando Seus eleitos. Ainda pecadores estão sendo salvos. A ousadia do pai da mentira, com suas astúcias, ciladas, ardis e planos engenhosos de engano dos últimos dias, jamais pode desfazer a força do amor, porque o Senhor conhece os que são Seus (2 Timóteo 2:19). Tem algum leitor que ainda não foi salvos? Tem alguém cujo coração está contrito, quebrantado e humilhado, o amor do Senhor lhe cerca agora para arrancar essa alma da triste condenação merecida. O amor não ficou fraco com o tempo! O amor não envelheceu! O coração do Senhor está aberto para acolher perdidos!
         Glórias, pois ao que vive e reina pelos séculos dos séculos!

Nenhum comentário: