quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

APRESSADOS PARA O ARREPENDIMENTO (7)



Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”Apocalipse 3:19)
         Caro leitor, na mensagem anterior procurei dar início sobre o significado bíblico de “...ser zeloso”. Tenho tentado mostrar não somente a profundidade dessa verdade, como também isso mostra a urgente necessidade de arrependimento. Não é algo para ser adiado; não é algo para ser deixado para outra ocasião. Noutras palavras, o zelo deve levantar os homens, a fim de que eles vejam que estão cercados pelo juízo; que esses juízos já estão presentes, mesmo que os homens vivam mais neste mundo. O viver mais na terra não significa misericórdia, mas pode ser a presença implacável do juízo de Deus cercando indivíduos e nações. Foi assim com o Israel arrogante, pois o julgamento contra aquele povo veio antecipadamente e cercou o povo com o poder tremendamente endurecedor (Romanos 11:7-10.
         Então, creio que podemos prosseguir na explanação do texto. O Senhor em Sua compaixão está acordando os falsos crentes e mostrando  que eles estão condenados; que se não houver arrependimento o juízo chegará e pegará os orgulhosos desprevenidos. O Senhor está mostrando aos Laodicenses que em nada eles são diferentes dos ímpios lá fora; que eles irão perecer igualmente outros pecadores. Por essa razão é necessário o arrependimento. Nosso Senhor mostra essa verdade aos orgulhosos e enganados judeus, pois eles falavam da morte terrível que alguns galileus tiveram, mas nosso Senhor deixa bem claro que o perigo maior não está em morrer, mas sim em perecer: “...Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lucas 13:2,3).
         Quando a pressão divina chega, então muitos mostram aparente zelo em arrepender-se. Não posso esquecer um moço que perdeu um de seus olhos num acidente por estar bêbado. Ele afirmou que iria se converter e que jamais voltaria à bebida. Mas em sua casa pude falar-lhe francamente que de forma inevitável ele retornaria à bebida, pois não havia qualquer sinal de arrependimento. Assim que passou todo transe do sofrimento físico, eis que aquele moço voltou ao seu estado normal e ainda mais endurecido contra a verdade. Não foi assim com o perverso Acabe? Assim que ouviu da parte do profeta Elias acerca dos juízos divinos que cairia sobre ele e sobre toda sua casa e parentela, imediatamente tomou o caminho da humilhação e por um bom tempo mostrou estar quebrantado, mas não demorou em que o velho homem se erguesse e renovasse o contrato com a maldade, e assim foi chamado para ir de encontro com a morte (1Reis caps. 21 e 22).
         Caro leitor, não há outra mensagem aos pecadores. Não há um plano B da parte de Deus em relação aos perdidos, pois o grande Deus ordena que todos, em todos os lugares se arrependam (Atos 17:30). Outras mensagens religiosas e adornadas de versos bíblicos são preparadas pelo ardiloso pai da mentira. Deus jamais há de mudar sua verdade dirigida aos pecadores, pois não há atalho rumo ao céu. Mas o vaidoso e arrogante coração acha que Deus é mutável; que para alguns Ele tem uma mensagem diferente; que alguns membros da raça humana são mais distintos que outros; que alguns merecem mais punição do que outros.
         Mas, quanto engano! Pecadores são pecadores! Pobres e ricos são vistos por Deus mais leves que a vaidade (Salmo 62:9); que todos igualmente hão de perecer, caso não se humilhem perante o Senhor, a fim de achar misericórdia da parte Dele. Por essa razão o evangelho está sendo pregado, a fim de que os homens modernos saibam que estão na mesma condição que outros que já partiram deste mundo; que estão seguindo o mesmo caminho largo, rumo à perdição eterna, caso não forem a Cristo o Salvador.
         Eis agora o momento certo do arrependimento! Eis o local certo, amigo, no seu quarto, na cozinha, na sala, etc. O momento é o momento certo do seu sincero arrependimento!

Nenhum comentário: