segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

DEUS E SUA PALAVRA (6a)



"VEIO AINDA A PALAVRA DO SENHOR, DIZENDO: QUE VÊS TU, JEREMIAS? RESPONDI: VEJO UMA VARA DE AMENDOEIRA. DISSE-ME O SENHOR: VISTE BEM; PORQUE EU VELO SOBRE A MINHA PALAVRA PARA A CUMPRIR". JEREMIAS 1:11,12.
         Prezado amigo, já falei sobre a importância que a palavra de Deus exerce sobre a vida de cada crente genuíno, a fim de conduzi-lo numa vida de plena vitória enquanto prossegue em sua jornada rumo ao lar celeste. Mas eu tenho mais um argumento para tratar quanto a esse respeito. Tem uma ligação íntima entre o verdadeiro crente e palavra da verdade. Uma pessoa não salva poderá apresentar evidências de gostar da palavra de Deus, mas seu interesse não será em torno daquilo que é pura e genuína doutrina. Ele vai gostar da bíblia porque a própria presença da bíblia serve de calmante para uma alma agitada. E a pessoa irá gostar de assunto que nada tem de valor eterno para a alma.
         Mas o verdadeiro crente é voltado para a verdade e a verdade faz parte do seu ser, porque ele se tornou salvo pela palavra da verdade. Deus não se compraz nem um pouco na mentira. Por detrás de toda e qualquer mentira, mesmo que seja trajada de religião está a presença do pai da mentira. Satanás é muito esperto em usar a bíblia e torcer tentando fazer com que as escrituras falem o que ele quer que fale. A mentira vestida com o traje da verdade é mais fácil de enganar. Mas aquele que é verdadeiramente salvo por Cristo, tem uma capacidade especial, dada pelo Espírito de Deus para detectar a verdade. Seu coração não se harmoniza com aquilo que é falsidade; ele não consegue sintonizar o rádio do seu coração com aquilo que é proveniente da mentira, mesmo que seja parecido com a verdade.
         Então, com isso você pode detectar se é da verdade ou da mentira. Se o seu coração tem prazer em ouvir aquilo que apenas satisfaz a natureza carnal e egoísta do homem; se o seu prazer está em buscar aquilo que passa, é evidente sinal que você não é da verdade, mas sim da mentira. Nesse caso a palavra de Deus não vai caber dentro de sua vida. Não haverá compartimento em sua casa espiritual para a palavra da verdade. Você estará pronto e bem disposto para dar ouvidos àquilo que é produzido na mente do homem, e não do coração de Deus. Então, o que Deus falou, que Ele vela sobre a sua palavra para cumpri-la, em nada fará qualquer diferença para você. Inclusive é bom lembrar que Satanás fará de tudo para lhe levar a raciocinar que a bíblia é o livro das receitas dos favores de Deus, e que ali tem o mapa dos tesouros de riquezas materiais, de saúde e de outros benefícios temporários. Mas a palavra de Deus é dirigida aos que tem ouvidos espirituais para ouvir. Deus abriu tais ouvidos para ouvir sua verdade. Somente os Lázaros vão ouvir a voz do Mestre e vão sair dos sepulcros onde estão.
         Mas quero concluir esta série de mensagens baseando nesta passagem tão esplêndida da palavra de Deus. Quando Deus diz em Jeremias que ELE VELA SOBRE A SUA PALAVRA PARA A CUMPRIR, não resta dúvida alguma que tal declaração de Deus serve de socorro para os corações aflitos e desesperado, porque Deus deixou sua palavra para que tais pessoas pudessem ouvir a voz desse Deus tão cheio de misericórdia. Na realidade a alma aflita para Deus, Não é aquela que está passando por algum problema material; não é aquela que está atravessando dificuldades financeiras; não é aquela que está tendo aflições por causa de alguém na família que está dando trabalho, ou mesmo por causa de alguma separação conjugal. O mundo tem seus métodos, seus recursos próprios para tratar de seus problemas sem qualquer necessidade de voltar-se para o Deus da bíblia.
         Quero ir diretamente para a própria palavra de Deus para trazer a resposta. Qual é a alma que irá atrás do socorro do Alto? Qual a alma para quem Deus olha e oferece Seu socorro? Em Isaías 66:2, o grande Jeová diz: "...mas o homem para quem olharei é este: para o aflito, abatido de espírito, e que treme da minha palavra." Aí está a resposta. O compromisso do Deus vivo e verdadeiro é com o pecador que reconhece, que sabe que a palavra de Deus é a palavra da verdade; que leva a sério o que Deus diz; que encara as sagradas letras como o trovejar de Deus; que está plenamente certo que o que Deus está falando Ele vai cumprir.
         Para tal pessoa, a palavra de Deus serve de socorro. Ele sabe que o juízo de Deus é como um abismo! Ele sabe que a justiça de Deus é perfeita justiça! Ele já encarou a si mesmo como um pecador penitente, e já está ciente que não passa de um transgressor, e se vê completamente cercado de todos os lados, não sabendo como escapar, senão pela misericórdia do Alto. Para tal pessoa, o que Deus falou em Jeremias: "Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir" tem um sentido especial, tem um toque de bênção para sua vida. Ele sabe que por natureza não merece outra coisa, senão castigo, porém, já conhecendo que um Deus que é perfeitamente justo, é também perfeitamente bondoso e cheio compaixão.

Nenhum comentário: