segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A CHAMADA EFICAZ (19)



Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma cousa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.” Lucas 19: 8



Quantas pessoas estão procurando agradar a Deus vivendo debaixo do jugo da lei. Tais pessoas não entenderam que estão simplesmente desagradando a Deus, porque ao estarem debaixo da lei, a própria lei estará xingando essas pessoas de “malditas!” Essas pobres almas vão  viver sempre enganadas, porque as obras feitas debaixo da lei agradam a carne, mas não a Deus. A lei é perfeita e exige perfeição, e o que é o pobre pecador, senão um contínuo escravo do pecado. Quando o Espírito Santo convence o homem do pecado, eis que a alma sente o peso esmagador da maldade de seu coração, e fica sabendo o quanto está distante de Deus. A alma debaixo do jugo da lei ficará sempre num estado doentio e nunca terá o gozo da paz com Deus, porque não é alguém justificado, e a lei não pode justificar a ninguém.


Se não houver o trabalho operante da Graça Irresistível, o pecador seguirá sua carreira de transgressor. A Palavra de Deus mostra que a maldade do coração humano está marcada com ponta de ferro na parede de seu coração. Desde o seu nascimento o homem já se encontra predisposto à maldade. Seus pés estão de prontidão para percorrerem o caminho da perversidade em direção contrária aquilo que Deus tem ordenado. Ele pode estar numa igreja, mas se o coração não foi regenerado pelo poder da Graça, estará amando o mundo e associado ao mal. O coração é enganoso e desesperadamente corrupto. Meu amigo, sua humilhação, seu quebrantamento prova que Deus está agindo em sua vida para lhe salvar e mudar seu coração assim como aconteceu com Zaqueu. A lei nada pode fazer no homem e pelo homem, mas a Graça Irresistível faz, porquanto Cristo Jesus veio ao mundo para libertar os que estão aprisionados.


Foi assim o que ocorreu com Zaqueu. Ninguém poderia tirá-lo da prisão onde se encontrava. Ele era uma alma que aguardava a chegada da misericórdia. Até aquele momento triunfante, quando Cristo chegou e ordenou seu livramento. Agora, Zaqueu estava livre da maldição da lei e com sua alma livre podia voar às alturas da glória e buscar o poder do alto para servir a Deus, fazendo de coração aquilo que Deus queria. Eis o que ocorreu com Zaqueu quanto a mudança de sua vida, mudança feita por obra da graça e não da lei. Zaqueu tinha agora, a lei do Espírito impressa  em seu coração.


Ele disse: “Se nalguma coisa tenho defraudado alguém restituo quatro vezes mais.” Eis aí a prova do maravilhoso trabalho do Senhor Jesus em seu coração. Ninguém pode realmente afirmar ser um salvo por Cristo se não houver em sua vida uma gloriosa disposição para andar em justiça e santidade. Cristo não salva pecadores e ainda os mantém no pecado. O andar na obediência à palavra de Deus será algo normal no viver daquele que foi salvo. Ele não será alguém amoldado por costumes externos de uma religião; não será alguém que viverá da aparência, procurando mostrar algo religioso  por fora quando nunca houve mudança interior. Zaqueu era o que era - um pecador. Ele jamais se submeteu aos caprichos fanáticos dos fariseus. Os fariseus mostravam na aparência que eram extremamente zelosos na prática dos rituais da lei, mas aquilo não passava de hipocrisia para impressionar as pessoas, a fim de que  pensassem que eles eram realmente santos, e também satisfazer a carne.


         Caro leitor, medite nessas profundas verdades! Conheça a forma como a graça atua no homem e lembre-se que o homem é achado pela graça quando reconhece sua miséria, fraqueza e pode invocar o Nome do Senhor para ser salvo.

 

Nenhum comentário: