quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TOTAL SOBERANIA NA SALVAÇÃO (23)



“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).
A IRRESISTÍVEL GRAÇA: (continuação) “...se o Pai que me enviou não o trouxer...”
         Querido leitor, ao tratar sobre a segunda frase do verso: “...se o Pai que me enviou não o trouxer...”, sem qualquer sombra de dúvidas passamos a conhecer o magnífico trabalho da irresistível graça. Onde Deus opera pela graça desmorona-se toda obra da carne; toda justiça que corteja arrogância deve ser ultrajada e despejada fora. Onde reina o soberano trabalho da incrível graça, não pode haver lugar para qualquer atividade do homem. É a graça que invadiu o território ocupado por inimigos infernais.
         Onde reina o pecado, só a graça chega para desfazer e expulsar esse líder maldito e enganador que oculta e disfarçadamente controla todo ser do homem. Onde reina satanás, somente o poder da graça, usando a verdade do evangelho para quebrar a força do príncipe da mentira. Onde reina a morte, a graça chega com poder avassalador da vida que há no Filho, a fim de desatar todo nó e libertar o pecador e assim todos os membros do corpo passam a servir a justiça e glorificar a Cristo.  Somente a graça para desfazer de uma vez para sempre toda expectativa do inferno e fazer com que corações desesperançosos fiquem cheios da esperança da glória (Romanos 5:1).
         Amigo leitor, que Deus maravilhoso em Sua obra salvadora! O evangelho moderno publica um Deus assustado, dependente da fé do homem, subordinado à vontade humana. O evangelho moderno faz da graça uma  bagatela celestial, pinta a graça com as cores atrativas às paixões carnais e faz com que multidões tenham uma paz perigosa em seus corações. Porém, a verdadeira graça traz consigo todos os itens da soberana salvação! Tudo o que precisa para que homens e mulheres sejam retirados do império das trevas e passem a habitar no reino do Filho de amor, vem pela graça (Colossenses 1:13). Note a reação dos crentes em Jerusalém quando ouviram que outros povos se converteram a Cristo: “Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida” (Atos 11:18). Foi pelo poder atuante da graça que após a mensagem pregada por Paulo em Antioquia: “...creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna” (Atos 13:48).
         Querido leitor, importa que saibamos que Deus está em plena atividade em Sua graça nesse vale da morte, e não há qualquer poder humano nem angelical que possa estorvar os intentos eternos da graça em chamar pecadores da morte para a vida. Cremos num “...Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem” (Romanos 4:17)! Cremos num Deus que, somente Ele opera o impossível! Cremos num Deus que confiou aos Seus servos o poderoso evangelho, capaz de chamar poderosa e eficazmente os perdidos (1Pedro). Com certeza a graça opera onde há arrependimento. O próprio Senhor Jesus disse aos arrogantes religiosos daqueles dias: “...Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento” (Mateus 9:13).
         Quero completar minha tarefa de hoje de um modo prático. Amigo leitor será que a verdade de um Deus soberano não prostra seu ser em humildade e adoração? Será que a vaidade e o atrevimento contra a verdade revelada faz com que você dê as costas a essa tão grande salvação? Se esse Deus opera livremente com Sua misericórdia, por que não agir se humilhando perante Ele, lançando fora todos os recursos naturais, com coração confesso e sincero? Por que esperar o juízo se a misericórdia está presente agora? Por que não se apropriar de tanta bondade, de um amor eterno, de uma provisão conquistada na cruz? Por que buscar coisas que vão embora com o tempo? Lembre-se que a graça opera onde toda força do homem desaparece.

Nenhum comentário: