quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 23 (16)



“Ele me faz repousar em pastos verdejantes, leva-me para junto das águas de descanso.” (Salmo 23 versos 2 e 3)
O GOZO DE UMA ALMA SATISFEITA “refrigera-me a alma...”
                A terceira lição que temos ainda neste assunto mostra outro aspecto do trabalho da Palavra de Deus na vida do salvo. É exatamente o efeito que as Sagradas Letras exercem na vida de todo aquele que vive neste mundo uma vida triunfante. Nós estamos peregrinando num mundo perigoso, onde não passamos de peregrinos e forasteiros, e podemos ver o terrível efeito que o pecado trouxe em toda criação. Vemos a aflição de todos os homens justamente por causa da turbulência e agitação que sentem no coração. O pecado traz angústia, medo, desespero. Há uma perigosa paz que o mundo oferece que é a paz no pecado e a paz com o pecado. Somente o evangelho pode fazer ruir de uma vez essa confiança vã dos homens. Por duas vezes Deus afirma em Isaías que “para os ímpios não há paz.”
                Todos os crentes estão à mercê dos perigos que envolvem este mundo. Ainda estamos no mundo, apesar de não sermos do mundo. Quando a Bíblia nos exorta a sermos sóbrios, é para que encaremos a vida como ela realmente é. Temos que enfrentar o serviço, a escola, a situação financeira, as enfermidades, perigos da morte que rondam nossas vidas e nossos lares, perigos oriundos da maldade dos homens. O Senhor Jesus nos previne quanto a realidade deste mundo quando diz: “No mundo passais por aflições...” (João 16:33). Todos os santos de Deus são atingidos em determinados momentos por medo, angústia, preocupação e outras coisas semelhantes. É verdade que todos os salvos desfrutam da paz com Deus mediante o sangue vertido (Romanos 5:1), mas tem o outro aspecto da paz, a paz de Deus que só podemos desfrutar quando bebemos da pureza da Palavra.
Quanto mais conhecermos o nosso Deus; quanto mais entendermos Seu amor eterno por nós em Cristo; quanto mais desfrutarmos de Suas firmes promessas baseadas em Sua graça; quanto mais nossa esperança estiver firmada em glórias eternais, então poderemos saber o que significa “refrigera-me a alma”. É baseado em fatos eternos, inabaláveis que os santos podem orar e descansar, e assim sobrevoar as alturas com asas de águias, conforme o próprio Deus explica em Isaías 40:31: “Os que esperam no Senhor, renovam as suas forças, sobem com asas como de águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”
        Crentes amados voltem à Palavra! Desejem-na como uma criança tem prazer no leite materno! (1Pedro 2:2). Vocês vão precisar da verdade revelada quando ela estiver alojada nos compartimentos das suas vidas. Virão dias maus e vocês precisarão do consolo, da alegria e do regozijo provenientes da verdade que nos foi revelada. Aproximem das Sagradas Letras, assim estarão perto do Senhor, conhecendo-O em Sua bondade, ternura, afeto e glória. Ele é tudo o que os santos precisam! Ele é a glória do Seu povo escolhido! Conhecendo-O mais, vocês verão o quanto este mundo é vão à luz da presença de glória daquele que amou Seus santos com amor eterno.

Nenhum comentário: