segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

QUANDO DEUS PERSEGUE SEUS INIMIGOS (5)



Mas com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas perseguirá o Senhor os Seus inimigos” (Naum 1:8).
         Prezado leitor, estamos vendo em Naum como Deus persegue Seus inimigos com trevas. Foi assim que Ele puniu Nínive, aprisionando toda população, até que viesse o dia da execução da Sua Ira. O Espírito de Deus deixou registrada tal verdade, a fim de mostrar a todos os homens em todos os tempos que o imutável Deus não mudou; que ainda é o Deus que persegue Seus inimigos com trevas; que homens e mulheres que ainda permanecem em seus pecados são inimigos Dele.
         Conforme pudemos ver, trevas na bíblia, dependendo do contexto normalmente refere-se a ausência da verdade, conforme vemos na própria linguagem do Senhor em João 8:11: “...quem me segue não andará nas trevas...”. Quando homens e mulheres são salvos é porque conheceram a verdade (Efésios 1:13) e foram retirados das trevas para a maravilhosa luz (Colossenses 1:13). O Deus da bíblia é o Deus de toda verdade, então andar sem Ele, sem a comunhão Dele, em aliança com a iniquidade é andar nas trevas.
         Deus aprisiona Seus inimigos em trevas espirituais e dessas prisões não podem escapar. Milhares de homens e mulheres estão nessa condição; vivem em prisões, algemados nas mãos e nos pés; suas algemas e grilhões são invisíveis e imperceptíveis. Milhares estão aprisionados, sem, contudo perceberem a real situação, porquanto têm olhos, mas estão cegos, não podem enxergar a verdade, vagueiam na escuridão, completamente ignorantes acerca da situação e completamente despreocupados quanto ao destino que lhes espera. Nas trevas onde estão presos estão sentindo a calma e a enganosa e perigosa paz do pecado e a paz com o pecado.
         Por que vivem assim? Por que nada, absolutamente nada pode acordar e despertar as almas nessa condição? Por que até mesmo dores, aflições, avisos, mensagens, advertências, etc. não acordam, despertando essas almas? Por que às vezes parece que estão dispostas a fugir do perigo, mas logo que a calma retorna, voltam ao perigosíssimo sossego que tanto amam? A resposta está no fato que essas almas são mantidas ali, sob a Ira ardente de Deus, sem que possam escapar por si mesmos, a não ser que a misericórdia de Deus entre em ação.
Meditemos na forma como Deus manteve Faraó aprisionado nas trevas. Para o orgulhoso monarca ele mesmo era Deus; ele mesmo era o soberano e curtia essa arrogante decisão mantendo o povo de Deus como escravo. Note bem que mesmo afligido sob os açoites das dez pragas nada mudou seu coração. Nas trevas foi mantido aprisionado e quando parecia que queria sair de lá, era iludido pelo engano do pecado. Assim que as aflições passavam Faraó voltava a deitar-se em sua zona de conforto, nas trevas, até que sob os impulsos da carne correu em direção ao mar vermelho onde foi sepultado.
         Ah! Não há lugar mais confortável para o ímpio do que as prisões das trevas! Ali não há sinais de perigos eternos! Ali parece que há sentido de liberdade! Ali parece que há prazer e alegria! Note como Caim foi aprisionado nas trevas (Gênesis 4); veja como ele correu para lá, fugindo da presença de Deus, a fim de estabelecer seu próprio mundo e seu sistema de vida. Milhares não percebem que estão foram colocados por Deus aprisionados nas trevas e mesmo que os terrores do juízo vindouro cheguem, nada altera sua situação.
         Caro leitor, trago o evangelho da glória de Cristo, porque não há outra luz, senão a luz da misericórdia de Deus, a fim de mostrar-lhe a mensagem de salvação. Milhares de elementos perigosos estão levando outras luzes de esperança mundana aos corações, mas elas logo se apagam! Mesmo que homens e mulheres recebam benefícios materiais, essas coisas não passam de fogos de artifícios. Trago a luz do evangelho, anunciando a todos que Cristo Jesus veio ao mundo e que pelo sangue desse Cordeiro, pecadores são libertos da Ira de Deus! Pecadores são reconciliados com Deus por meio do sangue da cruz e que agora é o momento para que homens e mulheres se arrependam e se convertam a Cristo de todo coração.

Nenhum comentário: