segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (5)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
         O CAMINHO CORRETO A SER TOMADO: “Chegais-vos a Deus, e Ele chegará a vós
         Meu caro leitor, no caminho em direção a Deus não há erros, nem tropeços. Quando o homem toma a direção certa, certamente tudo trabalhará para seu bem, porquanto a fé sempre há de tomar o rumo certo. Não há engano nisso, pois quando Deus a fé se move em singela obediência ao Senhor é porque o Senhor está no mesmo caminho e Sua graça atrai a alma para Si. Então, caro leitor, cuidemos com as trapaças de um coração enganoso, porquanto satanás imita conversão. Muitos pensam que se converteram a Deus, mas o fato é que tudo está provando o contrário. Deus não muda os Seus caminhos, pois sempre será conforme Ele mesmo estabeleceu. Nunca será conforme os homens pensam e querem, nunca! O caminho da conversão sincera em nada é desejável a alma arrogante, que pretende continuar em seus caminhos tortuosos.
         Quero agora de forma prática arrazoar um pouco mais acerca disso, porque a superstição moderna, travestida de evangélica tem inventado diversos caminhos diferentes, na tentativa de trazer mais falsa paz aos corações. Se homens e mulheres querem ir à direção de Deus, o caminho a ser tomado deve estar de acordo com aquilo que Deus mostra em Sua Palavra. Lembremos bem que a natureza carnal, egoísta, mundana e maliciosa do homem não aceita esse caminho e foge dele. Tiago percebeu que a igreja de Deus naqueles dias estava cheia de elementos assim, que afirmavam crer no Senhor da glória (Tiago 2:1), mas a fé era vã, porque não mostrava qualquer evidência de obras de arrependimento e conversão.
         Caro leitor, o Senhor convida pecadores: “Ah! Todos vós que tendes sede, vinde às águas!...” (Isaías 55:1). O convite de Deus sempre está direcionado aos pecadores, às almas que lançam fora toda justiça própria e humildemente marcham na direção certa da obediência à verdade. A fé que não pés nem mãos, nem olhos espirituais para agir em obediência a Deus, é uma fé inexistente. No cap. 2 de sua carta Tiago faz referência a fé de Abraão e de Raabe. Em Josué 2 vemos a coragem desta mulher. Ela simplesmente tomou o lado do povo de Deus; no coração ela se associou a Israel e desligou-se daquele povo idólatra, fadado à destruição. No coração Raabe provou ser uma mulher convertida, que estava disposta a obedecer. Se ela simplesmente cresse, mas não esboçasse qualquer atitude de obediência a Deus, certamente morreria com aquele povo corrompido.
         Talvez você pense no íntimo que a mulher de Ló não cria no Deus de Abraão e Sara. Ela cria; ela foi informada acerca desse glorioso Deus. Ela possuía o mesmo conhecimento que Esaú e outros tiveram. Mas seu coração não era do Senhor; ela em nada estava disposta a trilhar o caminho de seu marido, pois amava aquela sociedade depravada de Sodoma e Gomorra. Sua fé não vinha do fogo celestial; não foi forjada em seu coração pelo Espírito de Deus. Aquela mulher estava unida aos ímpios, mesmo sendo esposa de um homem justo. Sua fé era uma fé morta e foi transformada numa estátua de sal. Que horror!
         Milhares vivem assim, pois jamais conheceram a genuína conversão a Deus! Milhares continuam parados, pois sua fé é assim. Eles correm conforme as pisadas do mundo, mas puxam o freio quando deparam com o caminho que pecadores humilhados tomaram e tomam. Chegar a Deus é tomar o caminho mais terrível para o velho homem. Mas a verdade é que não há outro meio. Chegar ao Senhor requer profunda convicção de arrependimento e a necessidade de purificação. Mas tudo isso Deus faz pelos arrependidos!

Nenhum comentário: