quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (2)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resistir  resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
         O  CAMINHO CORRETO A SER TOMADO: “Chegai-vos a Deus, e Ele chegará a vós”
         Caro leitor, qual é o caminho certo para uma sincera conversão a Deus? Se houver     
sinceridade na alma, certamente a pessoa será direcionada ao caminho correto. Deus jamais há de iludir a alma atraída por Ele; a fé verdadeira, quando brota no peito, nunca volta envergonhada. Quando há fome pelo pão da vida é porque Deus está atraindo o pecador à mesa; quando há sede, eis que todo ser do homem será mobilizado à busca da água da vida. Não há engano no reino de Deus; nosso Senhor não está brincando com as almas, porque Sua atividade é mobilizada por Sua riquíssima misericórdia e Seu amor é ativo e constante em favor de pecadores caídos. Qualquer pecador que corre para Deus é porque a graça soberana o atraiu. Os pecadores que correm para longe de Deus em direção à perdição é porque eles sempre quiseram isso e o fazem porque sua natureza corrompida os levou a isso. Então caro leitor, estamos em terreno sólido de justiça e fidelidade, porque Aquele que prometeu não pode mentir.
         Tomemos o texto acima para que conheçamos o caminho correto a ser tomado para uma conversão genuína a Deus. O mesmo texto nos mostra isso: “Chegai-vos a Deus...”. Notemos bem o imperativo: “Chegai-vos...”. Entendamos bem, porque se não houver um sinal verdade da presença amorosa de Deus autorizando pecadores a ir a Ele, certamente nenhum pecador irá. Por quê? A resposta é simples: Não é normal para o homem tomar o caminho certo. O habitat normal do pecador é no pecado, assim como o lugar do peixe é dentro da água. O homem no pecado respira o pecado, nem sequer passa em seu coração as coisas referentes a Deus, quanto a Sua presença, Sua justiça, santidade, Ira, amor, etc. No pecado os homens são completamente indiferentes às realidades eternas que estão à sua volta. Eles estão atinados àquilo que sua natureza tanto gosta e não podem sair desse sistema.
         Veja bem, caro leitor a diferença entre os dois ladrões que foram crucificados. Os dois eram completamente iguais, estavam ali sendo punidos por aquilo que fizeram e seguiam o curso normal em direção à morte. Todo esforço deles estava voltado para escapar da situação, pois queriam viver para continuar na mesma direção. Por que de repente tudo mudou? Por que um deles preferiu Jesus e desejou ser alcançado pela misericórdia? Ora, isso não é normal, não é produto do livre-arbítrio. Claramente vemos que o olhar gracioso do Senhor dirigiu-se a um deles, para atraí-lo para Si. Houve ali algo inaudito, surreal no que diz respeito ao viver natural do homem. Tudo o que ocorreu na salvação daquela pobre alma estava completamente longe do entendimento do mundo. O outro ficou cegado em sua obstinação e endurecido em seu ódio contra Deus.
         Caro leitor, não há como mudar o homem, mesmo que o levemos a um cenário de amor, de festa, de santidade e de temor; mesmo que ele seja abençoado com curas e outros privilégios materiais. Há no coração do pecador todo arsenal de guerra contra Deus; há escondido ali um fogo que continuamente se inflama por desejar suas paixões. Os anseios da sua carne pelas concupiscências são despertados continuamente, exigindo satisfação e não há como apagar, a não ser alimentando toda essa gana por prazer. Deixar o pecador sem curtir aquilo que tanto ama e deixá-lo em tormento intenso; é fazê-lo sofrer e sentir-se tão miserável. Ele clama pelos seus pecados e o mundo está aí com toda provisão e à disposição para fazê-lo sentir-se em casa. Ir para Deus? Nunca! Ele não quer isso, não deseja isso e há de rir, zombar e declarar que tudo isso é loucura.

Nenhum comentário: