quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O ESTADO DE IMUNDICIE DO HOMEM NO PECADO (9)




 “Mas todos nós somos como o imundo...” (Isaías 64:6

A VERDADE A RESPEITO DA NATUREZA HUMANA: “...somos como o imundo...”

                Prezado leitor, creio que agora devemos examinar o texto à luz daquilo que o próprio Deus está afirmando. Somos nós os alunos e nosso Senhor é o Sumo Professor. Devemos aproximar dessas Suas palavras com corações carregados de temor e tomados de santa gratidão por Ele ter usado de tamanha compaixão em nos mostrar tal verdade para nosso bem. Examinaremos o texto à luz de tudo o que o Espírito Santo nos mostra em Sua Palavra, e assim veremos como esse tema está em plena harmonia com a unidade das Escrituras.
         Primeiramente é Deus vendo o homem, e não o contrário. Entramos na sala de aula para ouvir acerca de uma matéria jamais ensinada neste mundo. Aliás, a escola deste mundo sempre procura ocultar os fatos mais importantes. Se quisermos que nossos filhos saibam dessas coisas, é preciso que nós lhes ensinemos, caso contrário serão levados pelo engano do pecado de que eles são bons e que podem ainda ser melhores. Se acreditarmos de fato que a Bíblia é Deus falando diretamente conosco, que tais palavras não são invencionices de um Isaías ou de outro, então estamos prontos para inclinar nossos ouvidos, e assentados aos pés do nosso Mestre ouvir tais verdades tão humilhantes para nosso bem. Não devemos tomar a Santa Palavra para ouvir o que nos interessa, tomando os textos mais importantes, na tentativa de esconder nossa real e maligna situação na qual nascemos (Salmo 51:5). Devemos ter a mesma disposição do pequeno Samuel que disse: “Fala Senhor, porque teu servo ouve” (1 Samuel 3:10). Estou sendo persistente nisso, porque em nossos dias é triste ver o quanto a soberba do pecado nos homens os tem levado à ousadia de querer que Deus seja o aprendiz deles, a fim de que suas vontades malignas sejam feitas por Deus. Caro leitor, fujamos desse terrível perigo e voltemos com corações de discípulos.
         Agora chegou o momento de analisar melhor a condição dos homens no pecado como imundos. Quero chamar sua atenção para Levítico 13 e 14, porquanto aquele texto nos mostra com clareza o que realmente significa aquilo que vemos agora em Isaías 64:6. Ali Deus estava dando as leis e regras para que a nação de Israel lidasse com a terrível lepra, doença muito conhecida naquele tempo e muito contagiosa. É claro que para a orientação foi primariamente dirigida a nação, que o propósito era físico. Mas temos que entender que Levítico faz parte da Bíblia inteira e que por isso seus ensinos devem ser vistos como “sombras” de realidades futuras. Então, temos na lepra a mais clara explicação do pecado. Notemos bem no cap. 13 que ao examinar se a pessoa tinha sido tomada por essa moléstia, o sumo-sacerdote examinava a cabeça.
         Caro leitor, que lição impressionante, porque quando a Palavra de Deus chega até nós, ela vem diretamente à nossa capacidade de pensar e entender. Deus fala ao entendimento dos homens: “...Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Tem algo mais terrível do que o pecado? Tem algo que mais causa nojo a Deus do que o pecado? Tem algo mais abominável a Deus do que o pecado? Tem algo que mais atrai a ira de Deus do que o pecado? Eis aí a razão por que muitos fogem desse confronto bíblico, porque não estão querendo ser examinados de forma penetrante pela verdade. O que acontecia quando a lepra era descoberta? O que acontecia com aquele pobre homem que era constatado estar infeccionado? Da boca do sumo-sacerdote saiam as terríveis palavras: “Imundo, imundo!”. Que situação!
         E não é isso o que Deus está falando? Não é o próprio Senhor declarando nossa condição de “Imundos, imundos!”? Ele está afirmando que não há como remediar, como tratar com nossos pecados, mesmo que estejamos encobertos com mantos de justiça própria. A miséria continua e essa terrível praga do pecado, tão amaldiçoada pela lei permanece, até que o pecado é levado até o sangue do Filho, para ser lavado e purificado.

Nenhum comentário: