quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (1)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resistir  resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
INTRODUÇÃO:
         Caro leitor estamos vivendo em dias de indecisão; dias perigosos; dias quando o reino das trevas tem feito de tudo para imitar a Deus e assim atrair corações incautos; dias quando somos convocados pela palavra a uma volta sincera de coração a Deus; dias quando precisamos chamar os homens a uma conversão sincera e absoluta antes que o Senhor venha com seu juízo; dias quando cada coração deve avaliar se houve conversão genuína, ou não houve. A igreja de Deus vive os dias mais terríveis, mais carregados de trevas da ignorância espiritual. Ela carece de um avivamento, de um retorno a verdade e de genuínas conversões. Por essa razão quero esforçar-me ao máximo para mostrar aos meus leitores que precisamos retornar ao evangelho bíblico, à mensagem de arrependimento e conversão ao Senhor, como somente Ele pode fazer no meio dos homens. Precisamos realmente do Senhor em nosso meio, fazendo com que Sua Majestosa Palavra seja exaltada e os homens sejam despencados de seu orgulho e vaidade, tombando no pó para serem erguidos conforme a misericórdia do Alto faz.  
         Certamente, toda Palavra de Deus é poderosa para realizar essas tremendas façanhas, porque ela é viva e eficaz (Hebreus 4:12). Mas quero trazer a todos a mensagem de Tiago 4. Tiago é muito prático em sua carta. Sendo ele humilde e piedoso, Tiago utiliza uma linguagem bem hebraica para mostrar o real significado de conversão a Deus. Para ele a fé é prática, não é algo apenas mental. Para ele vida cristã é revelada em temor ao Senhor, com humilhação, choro e real piedade no viver. Isso não é um mero puritanismo, mas sim evidência clara da atuação do Espírito de Deus no viver; que não há na vida cristã lugar para frivolidade. A linguagem de Tiago vem para desmanchar essa festa pagã que se introduziu na igreja de Deus em nossos dias; ela chega para expulsar esse viver leviano e carnal tão curtido pelos que afirmam ser crentes, mas que querem viver em amizade com o mundo.
         Quão grande é minha esperança por um avivamento! Sei que meu esforço jamais será vão, porque poderosa é a Palavra, quando Deus a toma para exibir Sua glória. Por essa razão lhe convido para examinar essa passagem tão exortativa e tão cheia de utilidade para nossos dias. Quero pregar sobre esse tema tão oportuno, pois anseio que o Senhor venha sobre nós com Sua compaixão; que grande número de pecadores se converta a Cristo; que a igreja de Deus seja tomada de temor, a fim de que homens e mulheres conheçam no viver o real significado de piedade. Estamos cercados de um evangelismo fácil, de uma graça barata e consequentemente de conversões superficiais, as quais manifestam ausência de arrependimento e santidade no viver.
         É claro que os verdadeiros crentes estão por todos os lados. Os verdadeiros crentes amam ao Senhor e são humildes em receber a Palavra de Deus com alegria em seus corações. Mesmo em face desse avanço da mentira e da maldade, eles se apegam à Palavra de Deus e não se afastam da verdade. O Senhor não fica sem Suas testemunhas fieis e verdadeiras. Por onde tenho pregado tenho visto os amados do Senhor. Eles são poucos, são eles o remanescente. Muitos deles não sabem como falar e defender externamente sua fé, mas a defesa está marcada em seus corações. Quem sabe, entre meus leitores possa haver almas arrependidas! Quem sabe, haja alguém que anseia a salvação, que procura incansavelmente a verdade! O Senhor opera maravilhas! A Sua luz brilha em meio as trevas da ignorância e Sua mão opera poderosamente para chamar pecadores da morte para a vida, das trevas para Sua maravilhosa luz.

Nenhum comentário: