quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

VIDAS PIEDOSAS (8)



“Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” Provérbios 28:14
A IMPIEDADE DEFINIDA: “... mas o que endurece o coração virá a cair no mal.”
               Caro leitor, como podemos definir que a presença da impiedade está no viver de alguém? Vivemos hoje em dias quando a população em geral, até mesmo no meio “evangélico” tem recusado qualquer ortodoxia. Eles nada querem com coisas definidas e absolutas. Segundo eles definir as coisas com sim, sim e não, não é crueldade. Mas ao lidarmos com a Palavra de Deus veremos o quanto estamos vislumbrando o absoluto, um Deus definido. Ora é exatamente isso que mostra o verdadeiro significado de piedade na vida. O próprio texto acima mostra essa visão bíblica acerca dos homens. O temor de Deus mostra que o homem evidenciará piedade e piedade é um valor absoluto, é como tesouro para alguém que tem isso no coração. O contrário disso é impiedade. Não há como mudar as coisas, não podem ser misturadas, assim como não pode misturar o óleo com a água.
               Vamos ver como as Escrituras definem o homem ímpio. Onde está seu problema? “...mas o que endurece o coração virá a cair no mal”. Eis aí o real significado de viver na impiedade. Esse é um assunto que não pode ser deixado de lado, que não pode deixar de ser pregado acerca dele. O problema do homem sempre foi e será no coração. Ora, foi isso que nosso Senhor sempre ensinou. Nada Ele abordou acerca da aparência, mas sim das motivações que vêm de dentro. A mensagem moderna de um evangelho carregado de culto aos demônios tem camuflado os homens; tem colocado uma grossa “gordura” de soberba religiosa nos chamados evangélicos em nossos dias. O resultado tem sido desastroso para a causa da verdade e o Nome do Senhor tem sido blasfemado no meio dos gentios.
               Mas precisamos tratar desse tema com vigor e dedicação. A ausência de temor ao Senhor, conforme a Palavra de Deus indica que o viver será de impiedade. A piedade não é evidenciada meramente num culto, onde a pessoa pode parecer espiritual, mas sim no lar, no emprego, no andar, no falar, no amor pela Palavra, no viver na justiça, num culto contínuo a Deus no coração. Ora, nosso Senhor requer a verdade no íntimo; requer mais do que mera aparência de religioso. Os homens vão longe, no que tange ao aspecto religioso e fazem muito a fim de manter encoberto seu coração embrutecido contra Deus. Nosso Senhor sempre lidou com os judeus religiosos mostrando a eles que as atividades externas sem a mudança no coração só acarretavas em maiores prejuízos. Essa foi a mensagem muito clara de todo sermão do Monte (Mateus 5,6,7).
               Então, uma vez diagnosticado o problema num coração, que ali falta o temor do Senhor, pode se esperar atitudes terríveis da parte do homem. Um coração endurecido contra Deus manifestará orgulho próprio há de mostrar especialmente seu desprezo a Deus e à Sua verdade no viver. Por fora a pessoa pode parecer ser amiga, educada e religiosa, mas suas maldades estão ocultas no íntimo. Aquele homem que abordou o Senhor com o desejo de ter vida eterna (Lucas 18), parecia ser uma excelente pessoa, mas o que Cristo fez foi trazer à lume aquilo que estava escondido no seu coração. Ele era amante da riqueza; esse ídolo estava assentado no santuário do seu coração. Por essa razão mostrou que não passava de um ímpio cruel, porque odiava a Deus e não queria perder seu ídolo terreno a fim de seguir a Cristo.
               Caro amigo, o que faz um homem ser ímpio? Qual é o pecado tão abominável que o leva a essa tão triste condição? A resposta é simples. Sem um coração transformado o homem é soberbo (Habacuque 2:4). A soberba tira Deus da frente do homem; a soberba faz com que ele ande como quer e viva como quer. A soberba que o torna independente e faz seus caminhos tortuosos.

Nenhum comentário: